sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/09/2010 | 00:00

Dispensa do alistamento Militar será realizada em setembro

 

No dia 28 de setembro ocorrerá no Pavilhão de Eventos a Primeira Solenidade de juramento a Bandeira de 2010, para retirada do certificado de dispensa do Alistamento Militar.

 

A Solenidade acontece duas vezes ao ano em Navegantes, no mês de setembro e novembro. 447 jovens irão retirar a dispensa no primeiro grupo. Os rapazes devem comparecer à Junta de Serviço Militar de Navegantes entre os dias 13 e 24 de setembro para a assinatura da dispensa.

 

Todo cidadão brasileiro do sexo masculino que complete 18 anos, mesmo que more fora do país, deve se alistar ao serviço militar. Os jovens que frequentam faculdades ligadas à saúde como Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária podem se alistar após a conclusão do curso. E aqueles que cursam a universidade em outras áreas, caso sejam selecionados, podem pedir para servir em unidades do Órgão de Formação de Oficiais da Reserva - Ofor, onde o regime é de meio período. As vagas no Ofor, porém, são limitadas.

 

Os portadores de deficiência física, doenças crônicas, como asma e bronquite, e problemas psicológicos ou mentais estão dispensados do serviço militar, assim como condenados que cumprem sentença por crime doloso. Os jovens que sustentam uma família e os que já são pais devem apresentar registro civil de nascimento dos filhos em seu nome para pedir dispensa.

 

O responsável pela Junta de Serviço Militar de Navegantes, Manuel Firmino Bento, informou que é muito importante o jovem se alistar, porque os que não se alistam dentro do prazo ficam em débito com o Serviço Militar e passam a ser convocados continuamente. “A penalidade é o pagamento de uma multa proporcional ao tempo de atraso na regularização da situação. Além disso, os que não se alistam, chamados refratários, não podem retirar passaporte, prestar concurso público, ser funcionário de órgão do governo, matricular-se em instituição de ensino e assinar contrato com a administração pública” explicou.



Fonte: Prefeitura de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS