quinta, 28 de março de 2024
Esportes
Divulgação
16/09/2010 | 00:00

VIII Regata Balneário Camboriú será neste final de semana

 

 

Se a previsão se confirmar, vento sul soprando em torno de 20 nós (36 km/h), a Regata Balneário Camboriú do próximo sábado, 18 de setembro, repetirá o sucesso da edição passada, quando os primeiros barcos cruzaram a linha de chegada depois de cumprirem o percurso de 30 milhas (54 quilômetros) em torno de quatro horas e meia. Esta regata, que conta pontos para a quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano, promete ser tão bela quanto a de 2009, já que as coloridas velas balão devem ser erguidas na largada, em Florianópolis, e baixadas só em Balneário Camboriú.
 

O balão foi tão exigido em setembro do ano passado, que a tripulação do vencedor na classe BRA-RGS A, o veleiro 5 los Niños, teve que fazer um “peeling” pela primeira vez, ou seja, fazer a troca de uma vela de material mais fino por outra mais resistente em plena competição. Além da BRA-RGS A, a disputa está aberta a barcos da BRA-RGS B, ORC Internacional 500 e 600, ORC-Club e Cruzeiro. Veleiros da BRA-RGS C também podem participar, mas não pontuam para a Copa Veleiros, organizada ao longo do ano pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC).
 


Três alterações foram feitas pela Diretoria de Vela de Oceano do ICSC e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano (FCVO) em acordo com os comandantes dos barcos: todas as classes largam juntas, às 11 horas da manhã das proximidades do trapiche da sede oceânica do Clube, em Jurerê; não vai haver boia na Ponta de Laranjeiras, já em Balneário Camboriú, e a linha de chegada volta a ficar próxima da Ilha das Cabras e não mais na entrada do Rio Camboriú.
 


A premiação dos três primeiros colocados de cada classe está prevista para a noite de sábado. A oitava edição da Regata Balenário Camboriú conta com apoios da Marina Tedesco, onde os barcos ficarão atracados, da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Balneário Camboriú.


Fonte: bal

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS