sábado, 20 de abril de 2024
Economia
Divulgação
15/09/2010 | 00:00

Prefeito de Balneário Camboriú assina convênios no valor de 14 milhões de reais

 

 

Na tarde desta terça-feira, 14, o prefeito Edson Piriquito assinou convênios com a Caixa Econômica Federal na ordem de R$ 14 milhões. O dinheiro será usado para a despoluição e revitalização do Canal do Marambaia e construção do posto integrado de informações turísticas. 



Obras que certamente marcarão a história do município, assim como outros trabalhos que já fazem de Balneário Camboriú uma capital turística ainda melhor, foram oficializadas na tarde desta terça-feira, 14, no gabinete do prefeito Edson Piriquito. A assinatura de novos convênios com a Caixa Econômica e Governo Federal somam, desta vez, nada menos que 14 milhões de reais. Elas envolvem o desassoreamento e revitalização do Canal do Marambaia, incluindo a construção do molhe urbanizado no Pontal Norte, e o novo CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Turista, onde estará localizada a Secretaria de Turismo, o Portal de Informações Turísticas e um auditório com aproximadamente 150 lugares. Marcaram presença no encontro o superintendente regional da Caixa, Elcio José Coelho de Lara, o gerente geral em exercício, Anizio de Almeida Filho, o gerente de serviços, Valdonir Estivalet Teixeira, secretários e diretores municipais, vereadores, entidades de classe e imprensa. 


Os convênios foram assinados pelo prefeito e pelo superintendente regional da Caixa Econômica, Elcio de Lara. Para o desassoreamento e revitalização do rio e obras de infraestrutura urbanística no local serão destinados 13 milhões. Já para o CIAT, 1,3 milhão do Governo Federal via Ministério do Turismo, e outros 200 mil reais de contrapartida do município. 



O prefeito Edson Piriquito ressaltou a luta que o município viveu, desde março de 2009, para que o Canal do Marambaia pudesse ser revitalizado. “Julgo hoje ser um momento histórico para Balneário Camboriú. Conseguimos vencer diversos obstáculos. Nós vivemos do turismo, é a nossa economia, e é uma vergonha para o município que ainda tenhamos poluição no Pontal Norte”, destacou. O prefeito ainda lembrou a obra da nova estação de tratamento de esgoto no Nova Esperança, que iniciou em junho de 2009, e em breve possibilitará ao município ser o primeiro do estado a ter 100% do esgoto tratado. "Todos os nossos projetos são importantes, mas essas são as duas obras eu considero primordiais, que irão somar às obras de macrodrenagem do PAC na Avenida Atlântica, e vai colocar a cidade na rota das praias com referência ambiental nacional", pontuou. 



Já em relação ao CIAT, o prefeito adiantou que a obra irá iniciar o ano que vem. Segundo o Secretário de Planejamento, Auri Pavoni, os trabalhos serão concluídos em aproximadamente 180 dias. O Centro será referência em atendimento ao turista que chega na cidade e receberá simultaneamente nove ônibus de turismo, sem atrapalhar o trânsito. Vai oferecer, ainda, espaço para o trade promover reuniões. 

O superintendente da Caixa, Elcio Lara, avalia que a intenção do Governo Federal é valorizar obras e fortalecer parcerias que estão amparadas legalmente. “Damos suporte para que o país continue crescendo e possa fazer com que a distribuição de renda atinja a todas as classes sociais”, destacou. Elcio disse que em 2010, 100 milhões de reais estarão sendo empregados em Balneário Camboriú, em áreas que nem sempre são visíveis, através da solicitação da população nas agências da Caixa. 


Também durante o evento, foram apresentados os trabalhos de pavimentação já concluídos pela Secretaria de Obras desde janeiro de 2009, e as ruas que receberão asfalto. Foram concluídas 83 obras, totalizando 21,5 quilômetros de pavimentação. Outras 33 ruas, que estão em situação precária e estão localizadas em vários bairros da cidade, estão no cronograma da secretaria. Ao todo, outros 14,6 quilômetros serão entregues à população de Balneário Camboriú, entre elas as ruas Miguel Matte (876 metros), Don Felipe (500 metros), José Cesário Pereira (1.400 metros) e Avenida do Estado (1.600 metros, entre as ruas Aqueduto e 1131).



Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS