quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/09/2010 | 00:00

Sepesca busca ampliar as capturas de atum em Santa Catarina

 

 

A Secretaria de Pesca e Aquicultura de Itajaí (Sepesca), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi), trabalha na instalação de atratores pelágicos na costa catarinense, para ampliar a captura de atuns e outros pescados afins pela frota industrial. O MPA doou os atratores, que estão depositados no pátio de uma empresa de pesca da região aguardando para serem instalados no mar, o que deve ser feito em conjunto pela Sepesca e Sindipi nos próximos meses.

 

Os atratores são estruturas montadas em alto mar que criam um ambiente artificial, onde se localizam grande número de atuns, albacoras e dourados. Estas espécies, embora grandes nadadores, têm um comportamento agregador, sendo facilmente encontrados junto a objetos flutuantes no mar ou localizados a meia-água. Então, os atratores serão fixados no fundo do mar em pontos estratégicos, devidamente identificados e liberados junto à Marinha do Brasil, responsável pela segurança da navegação no mar brasileiro. Estes pontos – na verdade coordenadas geográficas, vão ser de conhecimento público aos interessados da frota industrial voltada à captura de atuns e afins – no caso as frotas de vara e isca-viva e a de cerco devidamente licenciada para a operação.

 

A utilização de atratores em pescarias da frota industrial não é novidade no Brasil, já tendo ocorrido na década de 1990, quando se mostrou uma iniciativa de grande êxito. Cada atrator é composto de três peças principais: uma parte flutuante, um cabo de aço e um bloco de concreto, responsável pela fixação da estrutura junto ao fundo. Na peça flutuante se coloca um refletor de radar na parte acima da linha d’água e na parte submersa, panagens de rede e outros objetos (pneus por exemplo). Nestes, com o passar do tempo, cria-se uma comunidade de microorganismos que servem de alimento aos tunídeos. Sabe-se que cerca de dez dias após instalados, já começam a “encostar” indivíduos jovens de atuns, e gradativamente o local vai sendo colonizado.

 

Conforme o Secretário da Pesca, esta parceria vem em boa hora, pois assim, há tempo para a instalação e maturação dos atratores até a chegada dos meses de verão, período mais propício às capturas de atuns e afins pela nossa frota.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS