quinta, 28 de março de 2024
Economia
Divulgação
20/08/2010 | 00:00

Porto de Itajaí é o segundo maior porto conteineiro do Brasil

 

 

Duas boas notícias deram a tônica na reunião ordinária do CAP – Conselho de Autoridade Portuária - nessa sexta-feira, 20 de agosto. A primeira, foi o anúncio oficial por técnicos da SEP – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República – do encerramento das obras de reconstrução do berço 1 do Porto de Itajaí; a segunda, ficou por conta do Relatório Estatístico do mês de julho que mantém o Complexo Portuário posicionado como o segundo colocado entre os principais portos conteineiros do Brasil.

 

Os membros integrantes do Conselho de Administração Portuária tiveram breve explicação sobre o andamento das obras de reconstrução do Porto de Itajaí promovida por  José Ricardo Ruschel dos Santos – Assessor Especial do Ministro Pedro Brito – e Hilton César Falcone – Coordenador de Acessos Portuários da SEP. Em seguida, acompanhados do prefeito Jandir Bellini e do presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí – Luiz Carlos Pissetti -  os conselheiros foram visitar as obras. O clima era de satisfação, sendo que na oportunidade muitos externaram a vontade de contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no mês de setembro, para inaugurar essa primeira etapa das obras.

 

MOVIMENTAÇÃO

 

O complexo Portuário de Itajaí fechou o primeiro semestre do ano se posicionando em segundo lugar entre os principais portos conteineiros do Brasil. Movimentando 70.576 TEUs no mês de junho, apresentou um acumulado no semestre de 423.759 TEUs, ficando atrás somente do Porto de Santos, ultrapassando Paranaguá, Rio Grande e São Francisco do Sul. “São números que sinalizam para a retomada plena das atividades portuárias no Complexo de Itajaí” enfatiza o engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, superintendente do Porto de Itajaí.

 

O complexo Portuário encerrou o mês de julho com uma movimentação total de 903,7 mil toneladas e 84.123 TEUs, resultando num acumulado anual de 5.330 mil toneladas e 507.893 TEUs. O Complexo recebeu no mês de julho 108 escalas, sendo 45 no Cais Público/APM, 53 no Portonave, e 10 nos demais terminais. O complexo apresenta um acumulado anual de 700 escalas. “O segundo semestre de 2010 inicia com claros indicativos que o Complexo Portuário do Itajaí encontrou seu rumo de crescimento sustentado” sustenta Robert Grantham – diretor comercial do Porto de Itajaí.

 

Da movimentação apresentada em Julho, 36,4% do total foram de containeres cheios de exportação, 32,6% de containeres cheios de importação. Cerca de 30,8% foram de containeres vazios (13% exportação e 17% importação). Para Robert Grantham “Esses números nos permitem verificar que os volumes de importação vão gradativamente adquirindo maior importância em nossa movimentação”.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS