sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
17/08/2010 | 00:00

Obras de revitalização da Avenida do Estado iniciam em BC

A segunda-feira, 16, amanheceu sob intenso movimento de máquinas e caminhões da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Via Pav, empresa responsável pelas obras de revitalização da Avenida do Estado. A secretaria de segurança, através do seu setor de trânsito, também trabalhou na avenida na mudança do sistema viário provisório para as obras.
 
 
Os secretários de obras, Valmir Pereira, planejamento, Auri Pavoni e segurança, Adélcio Bernardino, estiveram durante todo o dia acompanhando as mudanças no trânsito e o início da revitalização. A obra marca uma ação que deverá durar, ininterruptamente, até o início da temporada, aonde a revitalização deverá acontecer entre a confluência da Avenida do Estado com a 3ª Avenida até a Rua 1131.
 
 
Segundo o secretário Auri Pavoni, do planejamento municipal, os transtornos ocasionados pela obra com o trânsito serão aliviados ao longo da semana. “Preparamos um sistema que evitará grandes transtornos e entendemos que nos primeiros dias, até que os motoristas se acostumem, poderão haver problemas”, disse Pavoni.
 
 
De Brasília, onde está participando de reuniões em vários ministérios buscando recursos para a cidade, o prefeito Edson Piriquito diz que a obra da Avenida do Estado é uma das mais importantes, pois dará uma nova vida à avenida e também inicia a busca pela solução de vários problemas viários na cidade. Para o prefeito, a Avenida é um importante corredor econômico entre as cidades de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí e precisava há muito tempo ter uma revitalização que resolvesse o problema de motoristas e dos pedestres. “Será uma avenida humanizada e moderna”, disse o prefeito.
 
 
No primeiro trecho da obra – do quartel do Corpo de Bombeiros até a altura da Rua 1.331, o trânsito já está em funcionamento com a passagem pelos veículos com destino a Itajaí trafegando pela Rua Bélgica e encontrando sua mão normal com destino norte em frente à Rua 951. O ponto de ônibus da Avenida do Estado com a 3ª Avenida também foi transferido para esta região. O ponto de ônibus antigo foi demolido e neste local, a Via Pav iniciou as obras da nova galeria pluvial.
 
 
Além disso, a Secretaria de Obras removeu coqueiros e outras plantas que estavam no canteiro central e estão sendo replantados em outros locais da cidade como praças, no Parque Municipal Raimundo Malta e Binário. As placas de sinalização e os semáforos também estão modificados para atender a nova rota de tráfego e os agentes de trânsito estarão orientando os motoristas nestes primeiros dias. “Pedimos uma colaboração especial de todos, pois, sabemos que toda mudança de início gera algum transtorno, mas valerá a pena tendo em vista os benefícios que a nova Avenida do Estado trará para toda cidade”, disse o secretário de Segurança Adélcio Bernardino.
 
 
A OBRA
 
 
A obra começará na confluência da Terceira Avenida com a do Estado e a Central, sendo que, das quatro vias existentes hoje, duas sempre ficarão liberadas. O motoristas que virem para Balneário Camboriú de Itajaí, ao chegar na altura da Rua 1.131, vão desviar o trajeto pelo Binário. Já os motoristas que virem de Camboriú poderão acessar a Avenida do Estado pela Rua Bélgica.
 
                                         
A Rua Dinamarca será interligada diretamente com a Avenida Central; a Rua Chile será interligada com a 3ª Avenida e a Rua Bélgica mudará o sentido para retirar os motoristas da rota das obras. A Indonésia ficará com sentido único e servirá de acesso para o Cristo Luz e a prefeitura.
 
 
Ao final da revitalização as três pistas de rolamento funcionarão somente no sentido Balneário Camboriú – Itajaí; haverá arborização dos dois lados da via; ciclovia na lateral (na pista do Banco do Brasil); um corredor exclusivo para ônibus; galeria pluvial mais ampla que a atual; sistema de esgoto integrado e construção da calha subterrânea para futuro cabeamento da iluminação pública.


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS