sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
16/08/2010 | 00:00

Ônibus do PAMI atende na Murta e no Salseiros nesta terça-feira

 

 

Com o objetivo de identificar e reduzir a incidência de deficiência intelectual, auditiva, visual e física nas crianças, a APAE de Itajaí está desenvolvendo o Programa de Atendimento Materno Infantil (PAMI). Trata-se de um ônibus adaptado para exame, diagnóstico, prevenção e encaminhamento para tratamento neuropsicomotor, que atende as crianças no bairro onde elas residem.

 

O veículo estará nesta terça-feira (17), pela manhã, no pátio da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Imaruí. No período da tarde o grupo estará em frente a Unidade de Saúde, também no Imaruí. Na quarta-feira (18), o atendimento será no Bambuzal, atrás da Unidade de Saúde, pela manhã e no período da tarde no Nilo Bittencourt, no estacionamento da MM Sport Grama Sintética. A terceira e última região da cidade a receber os profissionais do Programa nesta semana, será o Promorar I, na Capela São Lourenço e o Cidade Nova, na Capela Nossa Senhora de Fátima.

 

Voltado para o atendimento às gestantes e para os bebês desde o nascimento até os três anos e onze meses, o Programa de Atendimento Materno-Infantil vem sendo desenvolvido pela Apae de Itajaí desde o dia primeiro de abril deste ano.

 

Duas pedagogas percorrem microrregiões da cidade com o objetivo acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O diferencial é a realização do atendimento no bairro onde a família reside que acontece dentro de um ônibus adaptado e transformado em duas salas de atendimento. O veículo percorre os bairros da cidade três vezes por semana - às terças, quartas e quintas-feiras.

 

“Queremos prevenir, minimizar e/ou superar atrasos no desenvolvimento neuro-psicomotor ou deficiências, por intermédio de orientações às mães, com o apoio da Secretaria de Saúde através da Estratégia Saúde da Família”, afirma Juliana Nicole Nahrig, Coordenadora de Educação Infantil da Caesp – Apae de Itajaí.

 

Em três meses, o Programa já atendeu 334 crianças de 26 microrregiões. Deste total, 25 foram encaminhadas para avaliação no CAESP/APAE de Itajaí para os mais diversos atendimentos, como fonoaudiologia, neurologia, psicologia, serviços de nutrição, fisioterapia, pedagogia e terapia ocupacional.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS