sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/08/2010 | 00:00

Feira de Orgânicos e Economia Solidária é realizada hoje em Itajaí

 

 

O Centro Público de Economia Solidária de Itajaí – Cepesi, promove nesta quarta-feira (11), entre 08 e 17 horas, na Praça Vidal Ramos – em frente ao Píer Turístico, mais uma edição de sua tradicional Feira de Orgânicos, que ocorre sempre na segunda quarta-feira do mês. E desta vez, a ação vai contar com os produtos da Economia Solidária.

 

Neste evento, se reúnem produtores de Itajaí e região. Além de alimentos, vão estar à disposição do público roupas de algodão orgânico da marca Justa Trama, artesanatos e a presença de artesãos fazendo demonstrações de seu trabalhos. De acordo com a organização, também nesta edição da feira, será feito o pedido e pagamento da Compra Coletiva de Orgânicos que é composta por cerca de 60 produtos alimentícios certificados.

 

 Márcia de Souza, diretora do Cepesi, esclarece que “o cultivo de orgânicos acontece de forma integrada ao meio ambiente, valorizando a saúde e bem estar de produtores e consumidores, eliminando principalmente insumos e defensivos agrícolas químicos, em sua maioria tóxicos”. 

 

Segundo ela, “assim é a Economia Solidária, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando e fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem”.

 

Economia Solidária em Itajaí

 

A história da Economia Solidária na cidade de Itajaí começa com o grupo Fio Nobre, hoje uma cooperativa, no ano de 1997. A partir deste grupo e principalmente com o apoio do Centro de Direitos Humanos inicia-se um processo de organização e fomento desta outra forma de economia na cidade.

 

Em 2005, com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Renda (Sedeer) se iniciou o projeto do Centro Publico de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi), contando com a colaboração da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE) e da Fundação Banco do Brasil.

 

Em 2006 somam-se esforços da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) com a colaboração do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do Projeto Programa de Promoção da Inclusão Produtiva de Jovens.

 

O Cepesi foi inaugurado em fevereiro de 2007 tendo por objetivo ser um espaço onde tanto produtores quanto consumidores possam conhecer e participar das redes de colaboração solidárias. A comercialização de produtos e serviços, a mobilização social (apoio na organização de grupos e realização de feiras e eventos), a formação e qualificação profissional (cursos e oficinas), a arte e a cultura são alguns dos nortes que orientam as ações do Cepesi.

 

Atualmente, tanto a área urbana como a rural tem empreendimentos econômicos solidários parceiros ao Cepesi. Participam aproximadamente 20 Empreendimentos do Vale do Itajaí e também de outros estados. Destaca-se entre seus produtos e serviços: fitoterápicos, vestuário em algodão orgânico e acessórios, bolsas em fibras naturais, lonas, tear e ecológicas, produtos agroecológicos da agricultura familiar (geléias, mel, conservas), bio-joias (bijuterias com sementes), artesanatos diversos, tapeçarias, acesso a internet e gráfica rápida, restaurante (gastronomia lacto-vegetariana) e lanchonete, atendimento jurídico na área de direitos humanos e apresentações de grupos culturais. (fonte: www.cepesi.org.br)

 

Serviço:

O que – Feira de Orgânicos de Itajaí

Quando – quarta-feira (11/08/10)

Onde – Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico

Horário – das 08 às 17 horas



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS