sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
30/07/2010 | 00:00

Desafios dos nadadores profissionais é tema de palestra na Portonave

 

Às vésperas de embarcar para a Suécia para participar do Campeonato Mundial de Natação, Leandro Peixoto, da equipe de Itajaí, ministra palestra no Terminal de Navegantes

 

 

O atleta catarinense chegou ao Terminal vestindo o uniforme feito especialmente para a equipe de atletas que vai disputar o campeonato mundial, com o logotipo da Portonave, patrocinadora dos atletas, estampado no peito. Durante cerca de uma hora ele conversou com colaboradores e comunidade sobre os desafios enfrentados por quem decide seguir a carreira de atleta profissional.

 

Segundo ele, “a pessoa acaba se tornando um burocrata, pois precisa buscar apoio, patrocínio”. Além disso, no caso da natação, o fato de ser um esporte solitário faz com que as pessoas desistam mais cedo; “é cansativo, enjoa, principalmente quando o preparo psicológico não é muito bom. Se você joga futebol, ou outro esporte coletivo, sempre rola uma conversa, uma cumplicidade”, explica.

 

As lesões a que todo atleta está sujeito, principalmente quando não recebe boa orientação, também são fatores determinantes na continuidade ou não no esporte. Em compensação as novas tecnologias, aplicadas cada vez mais aos treinamentos, melhoram consideravelmente o rendimento dos atletas e servem como uma injeção de ânimo nos competidores.

 

A equipe de Itajaí tem no currículo participações em campeonatos nacionais e internacionais como Jogos Abertos, Copa Mercosul, Pan-Americano e Sul Americano. “Só falta agora uma Olimpíada”, completa o atleta.

 

O atleta diz, ainda, que pretende retomar o projeto de prevenção de afogamentos por meio da Associação de Nadadores de Itajaí. Entre 2005 e 2006 eles foram em escolas de Itajaí e região conversar com as crianças e a taxa de afogamentos naquele ano caiu pela metade.

 

Leandro também contou histórias de atletas que receberam propostas para treinar em equipes internacionais, como um nadador que foi fazer uma clínica nos Estados Unidos durante três semanas e acabou ficando lá durante dois anos. “Hoje ele está na Russia. Fez faculdade, trabalha, mas continua competindo pela equipe de natação de uma universidade de lá”, comemora.

 

Leandro Peixoto é Tri-Campão Sul Americano e está classificado para o Campeonato Mundial de Natação deste ano. Ele também é técnico da Seleção Brasileira Infantil de Natação e coordenador técnico das Seleções Catarinenses.

 

O projeto

 

As palestras do Embarque no Saber fazem parte do programa de responsabilidade social Portonave de Todos, que busca integrar a sociedade e colaboradores por meio de atividades realizadas pela empresa. “O esporte é de extrema importância na vida das pessoas, seja como profissional ou simplesmente para cuidar da saúde. Sabemos que a natação ajuda no tratamento de doenças e é um esporte que pode ser praticado por todos”, explica a assistente social da Portonave, Aline Schaidt.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS