sexta, 19 de abril de 2024
16/07/2010 | 00:00

Arte Culinária forma primeira turma nessa sexta-feira em Balneário Camboriú

Nesta sexta-feira, 16, acontece a cerimônia de encerramento da 1ª turma do Curso de Arte Culinária, do Centro de Treinamento Comunitário – CTC, ministrado pela chef Marina Souza Siegel. O evento será no local curso, às 19h30, e contará com os 48 formandos que receberão o certificado de conclusão.
 
Com carga horária de 48h, o curso de Arte Culinária foi criado para suprir uma demanda na área. De acordo com a diretora do Centro, AngelinaSchneider, anteriormente a implantação do curso, foi realizada uma pesquisa de campo e muitos munícipes apontaram a vontade de um curso na área gastronômica. “A aceitação é de 100% dos alunos que participam do curso. Todos se envolvem, a integração é grande e já estamos com uma fila de espera com 40 pessoas para a próxima turma”, diz Angelina.
 
A diretora também conta que a culinária é uma mão de obra carente no mercado e há muita oferta de emprego nesse ramo. “Muitos saem daqui já empregados, ou prontos para atuar na área, ou mesmo para trabalhar em casa e complementar a renda”, explica
 
A professora, Marina Siegel, com experiência em cozinha há mais de 30 anos, diz que toda dona de casa tem alguma noção de cozinha, por isso, montou as aulas do curso pensando em uma culinária geral, com pães, bolos, amanteigados, massas caseiras pra tortas, folhados, entre outras coisas que agradam aos mais exigentes dos paladares. Marina faz coro com a diretora e diz que o envolvimento dos alunos é grande e chama a atenção. “É maravilhoso ver a participação deles, desenvolvendo ou aprimorando seus conhecimentos”, diz. “Já chegou aluno aqui me contando que estava no fundo do poço e que pouco depois veio me agradecer por estar empregado, trabalhando com gastronomia”, revela Marina.
 
Os alunos são unânimes em elogiar a dedicação de Marina e a paixão que esta tem pelo ofício que ministra com prazer. Muitos se matriculam para aprender a cozinhar melhor e poder comercializar suas criações. Dessa forma conseguem engordar o salário no fim do mês. Mas a maioria faz pelo prazer de cozinhar, para melhorar o sabor dos pratos caseiros, para agradar a família e para incrementar as festas da casa.
 
Cledieva de Oliveira Venancio, 38 anos, resolveu fazer o curso para melhorar a culinária em sua casa. “Sabia o básico e o curso foi maravilhoso para que eu pudesse para fazer pratos pra festa”. Já Misaela Corrêa, 19 anos, queria aprender a fazer coisas diferentes para a família e destaca os doces e tortas, que aprendeu a fazer no curso. “As dicas e truques, ensinados pela professora, também foram fundamentais”, garante a aluna.
 
Ambrosia Aparecida Costa, 56 anos, cria dois netos e queria aprender a fazer doces e salgados para as crianças. “Queria fazer um agrado para os netos, para a família e o curso veio ao encontro dessa minha vontade. Aprendi tudo e foi ótimo trabalhar com a Marina. Ela é excelente. Se houver mais cursos nessa área, eu quero fazer”, diz.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS