sábado, 20 de abril de 2024
Geral
12/07/2010 | 00:00

Capacitação de Aconselhamento em DST/AIDS inicia hoje

 

 

A Gerência de DST/HIV/AIDS/HV da Secretaria Municipal de Saúde promoverá, a partir de hoje, uma Capacitação de Aconselhamento em DST/ HIV/AIDS para Atenção Básica. O objetivo é descentralizar esta ação para toda a população que queira realizar seu exame sorológico anti-HIV.

 

Serão capacitados médicos, enfermeiros, psicólogos, bioquímicos e agentes de endemias da assistência básica, reunindo noventa profissionais. O encontro será no auditório do Porto, a partir das 8h e durará três dias, devendo encerrar na quarta-feira (14) às 18h.

 

A capacitação também beneficiará a população usuária do Sistema Único de Saúde. “Ao promover estes encontros e orientações, queremos que o paciente seja o principal beneficiário. Nossos trabalhos resultarão no acesso imediato às ações de aconselhamento em DST/AIDS/HV, na prevenção e promoção à saúde, no diagnóstico precoce e na humanização da assistência”, informa a Gerente de DST/AIDS/ Hepatites Virais, Leslie Kobarg Cercal Patrianova.

 

O evento terá a participação da Dra. Elidia Tridapalli que falará sobre Direitos humanos e AIDS, do Dr. Cid Gomes, sobre Redução de Danos, Mércia Borth sobre Exames Laboratoriais, Dr. Carlos Manuel Correa da Silva sobre DST’s e Jimena Furlani com o tema Sexualidade.

 

Ainda serão abordados os temas: HIV/AIDS, História Natural e fisiopatogenia em adultos e crianças, diagnóstico, manifestações clínicas, infecção aguda, doenças oportunistas, monitoramento do tratamento dos ARV e transmissão vertical que serão apresentados pelo médico Luiz Escada.

 

Sobre acolhimento e aconselhamento devem palestrar três profissionais: Graziela Borhausen Mariotto, Ismênia Fiuza de Carvalho e Tânia Jussara da Silva. Atenção Básica é a porta de entrada dos serviços de saúde, devendo atuar na prevenção, promoção à saúde, detecção precoce dos casos e redução da transmissão, oferecendo maior sobre vida e melhor qualidade de vida ao paciente.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS