sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/07/2010 | 00:00

BUNGE reúne educadores de Santa Catarina em julho

 

 

Brusque, Botuverá e Guabiruba, são as cidades convidadas para o evento do dia 15 de julho na UNIFEBE.

 

O projeto “Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí”, criado e desenvolvido pela Fundação Bunge, inicia uma nova etapa de implementação na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo compreender as questões relacionadas às fortes chuvas no Estado em 2008, em que mais de 1,5 milhão de pessoas foram atingidas e propor soluções sustentáveis para minimizar impactos sociais, econômicos e ambientais. Neste momento, a proposta é trabalhar junto com educadores locais os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação. A ação atingirá 22 municípios (Vale do Itajaí e entorno), 405 escolas, 7.264 professores e 141.535 alunos. Ao final será realizada uma mostra com trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

 

O próximo evento acontece no dia 15 de julho na UNIFEBE – Centro Universitário de Brusque, com o tema “FUNDEMA: Desafios e avanços para a defesa do meio ambiente”. A palestra será ministrada pelo engenheiro ambiental e diretor da FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque), Diego Furtado. As cidades convidadas serão Brusque, Botuverá e Guabiruba. Além deste, ainda serão realizados outros três encontros de formação com os profissionais de escolas da rede pública do ensino fundamental (estaduais, municipais) e de algumas da rede privada.

 

Nestes encontros os educadores assistirão a palestras de especialistas da região sobre temas ligados a sustentabilidade, terão a oportunidade de conhecer mais a fundo o projeto Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, por meio do kit composto por documentário, livro e encarte pedagógico, com orientações das possibilidades didático-pedagógicas; discutirão sobre a abordagem dos conceitos Transdiciplinaridade, ORA (Observar, Refletir e Aplicar) e Ecopedagogia e participarão de dinâmicas e proposições de trabalhos nas salas de aula, com exemplos práticos de como aproveitar o kit no desenvolvimento de projetos e atividades.  Até agosto de 2010 todas as cidades do Vale e entorno serão envolvidas nas formações.

 

Juliana Santana,coordenadora de Projetos da Fundação Bunge, afirma que esta nova ação do projeto é fundamental para seu sucesso, pois enxerga a escola como ponto de partida para que mudanças aconteçam no médio e longo prazos. “Os educadores e alunos serão protagonistas do trabalho, em que haverá melhor conscientização de toda a comunidade para questões ligadas à sustentabilidade”, completa Santana.

 

Além dos encontros de formação, os educadores receberão acompanhamento pedagógico para o desenvolvimento de projetos nas escolas e terão a oportunidade de partilhar os resultados obtidos durante uma mostra a ser realizada no final de 2010.

 

A ação será realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades envolvidas, com as Gerências Regionais de Educação (15ª, 16ª, 17ª e 35ª GERED) e com instituições de ensino e entidades da região, como Universidade do Vale do Itajaí, com o Centro de Ciências e Tecnologias da Terra e do Mar (UNIVALI/CTTMAR); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau (FAEMA); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (FUNDEMA); Universidade de Blumenau (FURB) e o Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

 

Programação completa

DIA 15/07

Encontro de Formação

Palestra “FUNDEMA: Desafios e avanços para a defesa do meio ambiente”

Cidades: Brusque, Botuverá, Guabiruba, com o engenheiro ambiental e diretor da FUNDEMA, Diego Furtado.

Local: UNIFEBE – Brusque/SC

DIA 04/08

Encontro de Formação

Palestra Observação de Aves e o Ambiente Sustentável

Cidades: Timbó, Ascurra, Apiúna e Rodeio

Local: UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci

DIA 17/08

Encontro de Formação

Palestra “Mudanças Climáticas e o impacto ambiental para a sociedade”, com o geólogo Juarês Aumond.

Cidades: Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Luiz Alves, Ilhota.

Local: FURB – Blumenau/SC

DIA 23/08

Encontro de Formação

Palestra “O acentuado quadro de degradação dos recursos hídricos do Vale do Itajaí”, com o biólogo e mestre em educação ambiental José Constantino

Cidades: Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros.

Local: Centro de Eventos Municipal Doutor. Pedrinho – Doutor Pedrinho/SC

Set/Out.

Monitoramento

 

09/11

Mostra Final

Local: CDAL – Centro de Divulgação Ambiental e Lazer – Gaspar/SC

 

Programação dos Encontros de Formação:

13h– Recebimento dos participantes

13h20min- Abertura: Fundação BUNGE

13h40min- Apresentação do projeto e exibição do documentário - Conhecer para Sustentar Vale do Itajaí

14h15min - Palestra com um convidado da Universidade local – Tema geral: os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação

15h00 - Apresentação do Caderno Pedagógico - Conversa sobre as possibilidades didático-pedagógicas do material; abordagem dos conceitos Transdiciplinaridade, ORA e a Ecopedagogia numa visão Sistêmica da Educação; dinâmicas e proposição de trabalho nas salas de aula – exemplos práticos para o aproveitamento do material no desenvolvimento de projetos e atividades em sala de aula.

16h30min – Encerramento

 

 

 

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalhou evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro.

 

As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS