sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/07/2010 | 00:00

Parque Natura do Atalaia de Itajaí tem visitação monitorada

 

 

Desde a inauguração, no último dia 30 de junho, o Parque Natural Municipal do Atalaia tem recebido um grande número de visitantes. Porém, por se tratar de um parque natural que visa a conservação da natureza e dos ecossistemas, algumas medidas de proteção foram tomadas, entre elas, o acesso restrito de veículos.

 

Somente no último sábado, 157 veículos estiveram no parque, que tem capacidade para receber apenas dois veículos ao mesmo tempo (no morro). Por isso, o acesso de veículos é controlado, dando preferência aos visitantes idosos, portadores de deficiência física ou acompanhados de crianças muito pequenas que ainda não tenham resistência física para fazer o trajeto a pé. Os praticantes de voo livre podem subir com veículo, porém a Famai, o Conselho Gestor do Parque e o COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) estão regulamentando o acesso desses esportistas.

 

Por ser um Parque Natural, o piso ainda é de terra. Por isso, o recomendado é fazer o trajeto a pé. Somente através da caminhada, o visitante terá maior contato com a natureza, podendo conhecer diversas plantas da mata atlântica, avistar aves e, se tiver sorte, animais como o tamanduá-mirim que habita o local.

 

Visitas monitoradas

 

Grupos que tiverem interesse podem agendar uma visita ao parque através do telefone 3349-5313. Monitores acompanharão os visitantes por todo trajeto dando explicações sobre a fauna e a flora do local e também sobre educação ambiental.

 

Quem preferir visitar o parque sem agendamento também será orientado por um biólogo que permanecerá durante todo o dia no parque, monitorando os visitantes e fiscalizando para que nenhum dano ambiental seja causado. Na entrada do parque, o visitante recebe um folder educativo. Nele, estão descritos todos os aspectos do parque, os cuidados que o visitante deve tomar ao conhecer essa unidade de conservação e um mapa das duas trilhas do parque.

 

O Parque Natural Municipal do Atalaia

 

Localizado aproximadamente a 2km do Centro de Itajaí, o Parque Natural Municipal do Atalaia possui acesso pelo bairro Fazenda, através da Rua Lila Heusi (transversal da Rodovia Osvaldo Reis) onde o visitante terá acesso às trilhas e ao mirante. Também faz parte do conjunto do parque o Centro de Educação Ambiental, que fica na Rua Deputado Francisco Canziani, na Praia da Atalaia. O horário de funcionamento do Parque e do Centro de Educação Ambiental é de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS