quinta, 18 de abril de 2024
Geral
30/06/2010 | 00:00

Vigilância Sanitária de Itajaí inicia fiscalização no comércio de água mineral

 

                                    

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária Municipal, alerta a população que consome água mineral em galão a ficar atenta porque os vasilhames fabricados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2007 deverão sair de circulação e partir de hoje quarta-feira (30). A partir de amanhã, 1º de julho, só será autorizada a comercialização de galões com até três anos de uso.

 

Uma equipe de fiscais da Vigilância Sanitária do município já percorre estabelecimentos comerciais, como distribuidoras e entregadoras de água, a fim de verificar o prazo de validade das embalagens. Outra equipe visita os supermercados e mercearias da cidade.

 

A determinação veio por meio da Portaria 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral que definiu o prazo de validade de três anos para os garrafões retornáveis de 10 e 20 litros. A norma está vigor desde setembro do ano passado, em todo o país, e os galões mais antigos foram retirados do mercado de forma escalonada, nos oito primeiros meses de aplicação da medida.  As empresas tiveram prazo para se adequarem à nova legislação.

 

Quem tiver um galão antigo terá que descartá-lo e comprar outro, assumindo o custo. É importante verificar a data de fabricação do galão na própria embalagem. A data de validade presente no rótulo se refere à água e não à data de validade do garrafão. E, mesmo que a água esteja dentro de sua data de validade, ela não é própria para o consumo se o garrafão estiver vencido.

 

A empresa que vender galões fabricados antes de 2007 pode ser multada. A medida tem como objetivo reduzir qualquer possibilidade de contaminação da embalagem e da água, comum no galão antigo, que, com o desgaste, acaba com fissuras em sua parte interna facilitando a proliferação de bactérias.

 

Antes de escolher a água, a Vigilância Sanitária Municipal orienta o consumidor para verificar o estado do garrafão, assim como a data do envase. “É preciso checar ainda se o lacre e rótulos estão intactos e dentro do prazo de validade. Caso a data esteja vencida, a recomendação é de registrar uma denúncia imediatamente através do telefone 3249-5511”, afirma o Diretor da Vigilância Sanitária do município, Luiz Antônio Spinosa.

 

Para diminuir o impacto ambiental, nenhum dos garrafões antigos retirados pelas empresas será descartado. As embalagens serão reaproveitadas em vários processos de reciclagem.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS