quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
24/06/2010 | 00:00

Oito toneladas de tainha devem ser distribuídas na 6ª Festa do Peixe


 

Frita, assada, grelhada, espalmada ou recheada e ainda com direito a acompanhamentos como caldeirada de frutos do mar, pirão ou arroz. Sábado (26) é dia de degustar tainha de várias formas, durante a 6ª Festa do Peixe de Itajaí. Ao todo, 34 barracas, comandadas por secretarias e autarquias municipais e por entidades da sociedade civil organizada, vão servir gratuitamente a iguaria para o público que prestigiar a promoção, prevista para ocorrer entre 10 e 16 horas, na Praça Genésio Miranda Lins, junto à Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio. A expectativa da comissão organizadora é que sejam servidas cerca de oito toneladas de tainha para um público estimado de seis mil pessoas.

 

 

 

A Festa do Peixe foi criada para ser um congraçamento entre o setor pesqueiro e a comunidade do município, que tem a atividade pesqueira como um de seus principais segmentos econômicos e é reconhecido nacionalmente como o maior pólo pesqueiro do País.  O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itajaí por meio da Secretaria de Pesca e Aqüicultura (Sepesca).

 

 

 

Para a viabilização da festividade, os armadores de Itajaí filiados ao Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), parceiro da Sepesca, doam todo o peixe da festa e cada barraca define a forma de preparar os pescados, que são servidos gratuitamente à população. Neste ano, a Sepesca também conseguiu junto a uma empresa local o gelo para a devida armazenagem dos pescados até o momento do preparo. E o carvão utilizado para o cozimento dos peixes igualmente foi obtido em forma de doação conseguida pela superintendência de Santa Catarina do Ministério da Pesca e Aquicultura.

 

 

Todos os cuidados foram tomados pela organização para que o evento seja coroado de êxito. A 6ª Festa do Peixe tem todas as licenças e autorizações necessárias para a sua realização. A Secretaria de Saúde vai estar presente com uma unidade avançada dotada de um técnico e um socorrista à disposição. O local também vai contar com banheiros químicos masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais, além de equipes de limpeza e segurança.

 

 

 

Trânsito muda

 

 

 

O trânsito na região do evento vai sofrer alterações para que o fluxo de veículos não seja comprometido e o público possa participar da 6ª Festa do Peixe com segurança. A partir das 14 horas desta quinta-feira (24), o trânsito da Avenida Ministro Victor Konder no trecho da Praça Genésio de Miranda Lins passa a ser desviado para a Rua Jorge Tzachel. A via, normalmente em mão única de sentido de direção, passa a ter sentido duplo até a Rua Júlio Coutinho, que vai permitir o retorno à Avenida Ministro Victor Konder.

 

 

A mudança é necessária para que o trecho isolado da Avenida possa receber as 34 barracas da 6ª Festa do Peixe. A previsão da Codetran é de que trânsito no local volta à normalidade no domingo (27) pela manhã, após a limpeza da área e a desmontagem das tendas que vão abrigar a festa.

 

 

Quem vai fazer a festa

 

 

Estes são os barraqueiros da 6ª Festa do Peixe de Itajaí: Secretaria de Educação, Moto Clube Itajaí, Família Siqueira Corrêa, SMU Fiscalização, Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria de Administração, Academia Sem Fronteiras, Famai, Moto Grupo Siri do Asfalto, Porto de Itajaí, Procuradoria, Secom & Ctima, Cavaleiros do litoral, Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude, Polícia Civil, Feapi, Equipe de Pesca Dragões do Mar, Semasa, Secretaria de Desenvolvimento Social, G-7 Confrarias, Fúria Marcilista, Neto Pescados, Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Saúde, Celesc, Estaleiro Itajaí, Associação de Moradores da Murta, Amigos do Orkut, Sindipi / Sepesca e Câmara de Vereadores.  



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS