quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
24/06/2010 | 00:00

Estrelas do surfe avançam na competição em Santa Marta

 

 

 

 

Na quarta-feira foi mais um dia de sol, céu azul e muito frio no Cabo de Santa Marta, mas o vento mudou de sul/sudeste para nordeste forte que entra terral na Praia do Cardoso. As ondas baixaram um pouco, amanhecendo com séries de 3-4 pés, mas caindo durante o dia pela força do vento. No entanto, a formação melhorou, com o mar ficando mais liso no segundo dia do South to South Santa Marta Pro em Laguna. A competição continuou no mesmo lugar da terça-feira, no canto esquerdo da Praia do Cardoso, onde as condições eram melhores do que na frente da arena do evento no meio da praia.

 

 

 

Com a mudança, os surfistas ficaram sem as notas que normalmente são divulgadas a cada onda, pois todo o sistema de computação e locução permaneceu na estrutura principal. Os resultados só eram anunciados bem após o término das baterias, então os competidores tiveram que competir sem saber quem estava se classificando ou não, ou seja, cada um tentando fazer o melhor possível.

 

 

 

As principais estrelas enfrentaram o vento terral forte no segundo dia do South to South Santa Marta Pro. Começou com a estreia do participante mais bem colocado no ASP World Ranking, Willian Cardoso, 29.o lugar, sendo encerrado com a primeira atuação do cabeça-de-chave número 1, Jihad Khodr. Ambos avançaram em segundo lugar nas suas baterias para a rodada dos 48 melhores surfistas da etapa nível 5 do ASP World Star que vai até domingo no Farol de Santa Marta.

 

 

 

Willian conseguiu fazer três ondas na casa dos 5 pontos na disputa vencida pelo carioca Simão Romão, que também ganhou a primeira bateria da terça-feira na Praia do Cardoso. Além de Willian, Simão derrotou os outros dois surfistas que estavam estreando no Farol de Santa Marta, o catarinense Marcos Pastro e o paulista Emerson Piai. Os dois acabaram eliminados da disputa do título em Laguna, que vale um prêmio de 16.000 dólares e 2.000 pontos no ASP World Ranking.

 

 

 

“É difícil competir assim sem saber nada das notas, então a tática é analisar bem o mar para um bom posicionamento e procurar achar as boas, sempre evoluindo a cada onda”, disse Willian Cardoso, logo que saiu do mar e sem saber ainda o resultado da bateria. “Eu busquei as esquerdas, que abriam mais, procurando fazer duas, três manobras fortes e surfei uma assim na bateria, então até acho que passei. Mesmo assim, já estou feliz pra caramba de estar aqui nesse lugar alucinante. Pena que está super frio, mas a expectativa é de boas ondas nesta semana e certamente o evento será um sucesso”.

 

 

 

Na quarta-feira foram realizadas dezesseis das 24 baterias da segunda fase, com o paraibano Alan Saulo batalhando bastante para vencer a última do dia. Logo na primeira onda, o cabeça-de-chave número 1, Jihad Khodr, cometeu interferência no paraibano e passou a somar só uma nota com metade da outra computada. Mesmo assim, Jihad superou os catarinenses Luciano Brulher e Alex Cunha para passar em segundo lugar para a fase dos 48 melhores, última de baterias formadas por quatro atletas.

 

 

 

“Eu sabia que as melhores ondas eram as esquerdas, então procurei proteger o pico com unhas e dentes. Acho que o Jihad não me viu quando tentou entrar naquela onda e atrapalhou mesmo minha primeira manobra”, confirmou Alan Saulo. “Está muito difícil competir hoje com este vento terral muito forte, então escolhi ficar mais embaixo do pico pra não perder a prioridade nas esquerdas. Deu certo”.

 

 

 

Dois grandes talentos da nova geração estrearam com vitórias e saíram do mar com a mesma opinião. “Não dá pra fazer as manobras que os juízes gostam de ver, as ondas ficam sem força e ainda bem que achei umas duas regulares ali pra passar”, falou o paulista Alex Ribeiro, campeão Pro Junior sul-americano de 2008, que venceu uma das últimas baterias da quarta-feira na Praia do Cardoso.

 

 

 

O recém coroado campeão brasileiro de 2010 na mesma categoria, Caio Ibelli, paulista também, conseguiu acertar até um aéreo na sua bateria, mas reclamou: “o vento fica jogando a gente pra trás da onda, as séries demorando bastante pra entrar e a falta da locução para sabermos as notas dificultaram bastante, mas tem altas ondas, esse lugar é show e está valendo, ainda mais que passei em primeiro”.

 

 

 

O segundo dia também marcou a entrada de alguns campeões brasileiros no South to South Santa Marta Pro. O paulista Renato Galvão e o alagoano Tânio Barreto ficaram nas estreias, mas Jihad Khodr e o atual campeão brasileiro, Messias Félix, passaram em segundo nas suas baterias. Messias foi batido pelo catarinense Felipe Ximenes, que surfou a melhor onda da quarta-feira, nota 9.

 

 

 

“O vento virou pra terral, mas continuou forte, parou um pouco de vir as ondas, mas está show. Apesar da água gelada e do frio, as ondinhas entram perfeitas e escolhi uma prancha 6’0 round pin, um pouco mais grossa pra dar mais flutuação, que funcionou bem aqui hoje”, contou o cearense Messias. “Achei alucinante esse lugar, tem altas ondas, só o frio que é grande, ainda mais pra mim que estava lá no Ceará surfando só de calção na água quentinha”.

 

 

 

E as previsões são do frio continuar na região de Laguna, sul de Santa Catarina, com a primeira chamada para a continuação da segunda fase sendo marcada para as 7:30 horas. Só o local das disputas que será decidido na primeira reunião da comissão técnica na estrutura principal do South to South Santa Marta Pro, no meio da Praia do Cardoso. O evento é móvel pelo Cabo de Santa Marta e a tentativa é que as baterias rolem na praia que apresentar as melhores ondas.

 

 

 

            O South to South Santa Marta Pro é realizado pela Mídia Express Publicidade, em conjunto com a Inloco Marketing Promocional e Prefeitura Municipal de Laguna, com patrocínio da marca South to South, Ministério do Turismo do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE – Fundo de Investimento ao Esporte. O evento também conta com apoio da Unisul, das lojas de surfe Marbom, Jamaica, Santamarta, Tent Beach e Eduardo Surfshop, da Skygraf e da Associação de Hotéis, Restaurantes e Bares de Laguna, sendo homologado pela ASP South America, com a Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Laguna colaborando na organização do evento que está sendo transmitido ao vivo pelo www.santamartapro.com.br



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS