quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
24/06/2010 | 00:00

Hercílio Luz se prepara para o Desfile dos 150 anos de Itajaí

 

 

 

Começaram a ser instalados nesta quarta-feira (23) ao longo do calçadão da Rua Hercílio Luz, o camarote das autoridades e os oito portais de sonorização e iluminação que vão dar o suporte de som e luz ao Desfile Oficial das Comemorações pelos 150 Anos de emancipação político-administrativa de Itajaí.  Também nesta quarta-feira, está sendo concluída a entrega dos trajes aos representantes das entidades que vão participar do cortejo, marcado para esta sexta-feira (25), a partir das 19h30, na Rua Hercílio Luz.

 

Ao todo, vão ser 1.200 pessoas compondo o desfile, entre idosos, adultos, jovens e crianças de organizações como a Rede Municipal de Ensino, Escolas Particulares, Combemi, Lar Fabiano de Cristo, Companhias de Dança, Movimentos Negros, Grupo Fios de Prata, Secretaria da Pesca, além de grupos de Lions e Rotary. A concentração dos participantes está marcada para iniciar às 18h30, ao lado da Igreja da Imaculada Conceição, uma vez que o desfile inicia na altura da Drogaria Catarinense e segue pela mão inversa ao sentido de direção da Rua Hercílio Luz, até terminar na Avenida Marcos Konder. Um show de fogos junto à Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento vai encerrar oficialmente o desfile do Sesquicentenário de Itajaí.

 

Cronologia

 

De acordo com o coordenador geral, a apresentação vai ser feita em três diferentes abordagens, tendo como base a cronologia. O desfile começa com a colonização itajaiense, no setor denominado “Itajaí Porta do Vale”. Nesta etapa, vão ser mostradas as etnias que ajudaram a formar o município: índios, negros, portugueses, italianos e alemães. “Cada etnia vai ter um grupo de 60 pessoas vestido e coreografado em alas específicas”, revela o coordenador.

 

O segundo setor da apresentação mostra a Itajaí do presente, representada pelo setor das artes e da cultura, visto que o município é reconhecido dentro e fora de Santa Catarina como um grande pólo artístico e cultural. Chamado de “Um Rio de Cultura”, este segmento vai trazer para o calçadão mais tradicional da cidade as mais variadas formas de manifestação cultural: teatro, música, dança, literatura, artes plásticas e cultura popular, além de uma referência especial às cidades-irmãs de Itajaí: Sodegaura, no Japão e Xinxiang, na China – que confirmou o envio de uma delegação chefiada pelo vice-prefeito municipal especialmente para o evento. Eles devem participar do desfile usando trajes típicos trazidos da China.

 

“Itajaí Porto do Futuro” é o tema do terceiro e último setor do Desfile, que vai destacar as áreas que movimentam a economia da cidade: porto, pesca, comércio e turismo. A intenção, segundo o coordenador, é mostrar o potencial de trabalho que o município possui.

 

Ao todo, o Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí vai ter três carros alegóricos (um em cada setor) e mais duas alegorias especiais, chamadas de ‘tripés’. O projeto do Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí foi elaborado no ano passado pela Companhia de Teatro Etc. e Tal e aprovado pela comissão que organiza os festejos do sesquicentenário do município. As atividades práticas de preparação dos figurinos e alegorias foram iniciadas em abril e envolvem cerca de 50 pessoas, entre pessoal direta ou indiretamente ligado, como soldadores, escultores, ajudantes de costura e 15 costureiras.

 

“Ao final do Desfile, todo o material confeccionado vai ser doado para o Teatro Municipal, a fim de que possa ser reaproveitado em outros momentos”, acrescenta o coordenador geral.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS