quinta, 28 de março de 2024
Cultura
21/06/2010 | 00:00

Abertura do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí é nesta segunda-feira

 

 

Tudo pronto para abertura do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, nesta segunda-feira (21), às 20h, no Pavilhão B do Centreventos Itajaí. Desde a semana passada artistas e o curador geral do Salão, Josué Mattos fazem a disposição das obras no local, que envolve o trabalho de 90 artistas selecionados, dos 200 candidatos inscritos e mais 13 artistas-professores convidados. A mostra fica aberta a visitação até o dia 22 de julho, com orientação de monitores, das 9h às 11h30min e 14h às 18h.

 

Com o tema “Poéticas Pessoais em Construção”, esta edição do Salão traz algumas novidades, entre elas, o fato de os trabalhos permitirem uma mistura de técnicas que acabam com as fronteiras entre as categorias de arte convencionais. “A maior parte dos trabalhos é híbrida”, completa Josué Mattos, curador geral do Salão. Mestre em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Universidade Paris I Pantheon – França, Mattos explica que o tema do Salão é fruto de uma pesquisa desenvolvida na Sorbonne, que envolve a noção de território para arte.

 

Sendo assim, as obras do 12º Salão estão divididas e expostas em salas que discutirão temas como a cidade, o corpo, a paisagem, a relação texto-imagem e narrativas mitológicas. “Não falamos em categorias como: pintura, escultura, fotografia, por exemplo. Vamos criar associações entre os artistas e os temas que contextualizam os trabalhos artísticos”, esclarece o curador. O Salão terá ainda um curador convidado, Ricardo Resende, atual Diretor de Arte da FUNARTE - RJ.

 

Entre os artistas convidados para fazer parte do 12º Salão Nacional de Arte, destacam-se grandes nomes da arte brasileira: Elida Tessler (RS), Leda Catunda (SP), Caetano Dias (BA), Albano Afonso (SP), Doraci Girrulat (SC), Marta Martins (SC), Ricardo Cristofaro (MG) e Daniela Bousso (SP). Eles participam também da Mesa Redonda, que faz parte do programa curatorial do Salão, e acontece nesta segunda-feira (21), às 16h, no Teatro Municipal de Itajaí.

 

Na Mesa Redonda os participantes discutem questões referentes à construção de poéticas visuais; o ensino das artes em universidades e instituições alternativas e o modelo instituído do “salão de arte” tanto no cenário nacional quanto internacional. Interessados podem solicitar a ficha de inscrição através dos e-mails: galeria@itajai.sc.gov.brou curadoria.snai@gmail.com, ou ainda no local do evento, com até uma hora de antecedência. A inscrição é gratuita.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS