quinta, 28 de março de 2024
18/06/2010 | 00:00

Abertura do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí será dia 21

 

 

 

Os preparativos para a abertura do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, que acontece na próxima segunda-feira (21), às 20h, no Pavilhão B do Centreventos Itajaí, estão a todo vapor. Desde a última quarta-feira (16), acontece a disposição das obras no local, com a participação de alguns artistas e do curador geral do Salão, Josué Mattos. A mostra que fica até o dia 22 de julho, terá trabalhos de 90 artistas selecionados entre cerca de 200 candidatos e mais 13 artistas-professores convidados.

 

 

Com o tema “Poéticas Pessoais em Construção”, esta edição do Salão traz algumas novidades, entre elas, o curador Josué Mattos destaca o fato de os trabalhos permitirem uma mistura de técnicas que acabam com as fronteiras entre as categorias de arte convencionais. “A maior parte dos trabalhos é híbrida”, completa Josué. Mestre em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Universidade Paris I Pantheon – França, Mattos explica que o tema do Salão é fruto de uma pesquisa desenvolvida na Sorbonne, que envolve a noção de território para arte.

 

 

Sendo assim, as obras do 12º Salão estarão divididas e expostas em salas que discutirão temas como a cidade, o corpo, a paisagem, a relação texto-imagem e narrativas mitológicas. “Não falamos em categorias como: pintura, escultura, fotografia, por exemplo. Vamos criar associações entre os artistas e os temas que contextualizam os trabalhos artísticos”, esclarece o curador.

 

 

Parte do programa curatorial do 12º Salão de Artes de Itajaí, está também uma Mesa Redonda, que acontece no mesmo dia da abertura, 21 de junho, às 16h, no Teatro Municipal de Itajaí. A Mesa Redonda conta com a presença de curadores e artistas-professores de diversas partes do Brasil, que discutem questões referentes à construção de poéticas visuais; o ensino das artes em universidades e instituições alternativas e o modelo instituído do “salão de arte” tanto no cenário nacional quanto internacional.

 

 

Entre os artistas convidados destacam-se: Elida Tessler (RS), Leda Catunda (SP), Caetano Dias (BA), Albano Afonso (SP), Doraci Girrulat (SC), Marta Martins (SC), Ricardo Cristofaro (MG) e Daniela Bousso (SP), além do curador convidado para esta edição, Ricardo Resende, atual Diretor de Arte da FUNARTE - RJ. Interessados ainda podem solicitar a ficha de inscrição através dos e-mails: galeria@itajai.sc.gov.br ou curadoria.snai@gmail.com. A participação é gratuita.



Fonte: FCI - Funda??o Cultural de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS