sexta, 29 de março de 2024
Sean Rowland
18/06/2010 | 00:00

Farol de Santa Marta é a 31ª praia do litoral brasileiro a sediar etapas do WQS

 

 

A histórica cidade de Laguna, de grandes batalhas no litoral sul de Santa Catarina, será invadida outra vez, só que agora por homens armados com suas pranchas para detonar as ondas do Farol de Santa Marta. Cerca de 100 surfistas se inscreveram para participar da estreia do South to South Santa Marta Pro e de Laguna no Circuito Mundial de Surfe Profissional, com uma etapa nível 5 do ASP World Star. O Farol de Santa Marta é a 31.a praia do litoral brasileiro a receber eventos do WQS e a vitória vale 2.000 pontos no ranking de acesso para a divisão de elite do esporte, além de 16.000 dólares, do total de 120.000 dólares que será distribuído entre terça-feira e domingo da próxima semana.

 

 

“O evento será móvel para podermos procurar as melhores ondas possíveis para que a estreia de Laguna fique marcada de forma positiva no Circuito Mundial”, destaca Mark Puls, da Mídia Express, agência de publicidade que realiza o South to South Santa Marta Pro. “A sede principal será na Praia do Cardoso, podendo se locomover para outras, mas só da região do Farol de Santa Marta. E tudo vai depender das condições de vento e swell (ondulação)”, complementa Mark Puls, descartando qualquer possibilidade do evento rolar na praia do Mar Grosso, mais próxima do centro de Laguna.

 

 

Ele também adianta que o South to South Santa Marta Pro terá uma bateria especial para os surfistas tentarem a manobra mais impressionante, a Expression Session, que dará um prêmio de 2.000 dólares. Já o campeonato também é válido pelo ASP South America Surf Series 2010, que define o campeão sul-americano profissional da temporada. Este ranking já computou sete resultados este ano e o líder é o catarinense Alejo Muniz, enquanto no ASP World Ranking é o australiano Taj Burrow quem está na frente. Só que nenhum dos dois vai participar da estreia do Farol de Santa Marta.

 

 

O cabeça-de-chave número 1 do South to South Santa Marta Pro é o paranaense Jihad Khodr, que até o ano passado defendeu o Brasil na elite do surfe mundial. Além dele, mais seis ex-integrantes do Dream Tour da ASP se inscreveram para competir na primeira semana do Inverno no hemisfério sul, o gaúcho Rodrigo Dornelles, os cariocas Yuri Sodré e Pedro Henrique, o pernambucano Paulo Moura, o cabo-friense Victor Ribas e até o catarinense Teco Padaratz, que já abandonou as competições, mas não quis perder a oportunidade de prestigiar o primeiro evento internacional no Farol de Santa Marta.

 

 

CAMPEÕES MUNDIAIS - Teco foi campeão mundial na primeira edição do WQS em 1992 e o primeiro a conquistar um segundo título na Divisão de Acesso do Circuito Mundial, em 1999. Em 1997, foi a vez de Victor Ribas levantar esse caneco e mais campeões mundiais também se apresentarão no South to South Santa Marta Pro, como o único brasileiro número 1 do mundo no Longboard, Phil Rajzman, filho do ex-jogador de vôlei da seleção, Bernard. Outros dois surfistas têm títulos mundiais na categoria Pro Junior da ASP, o cearense Pablo Paulino em 2004 e 2007 e o carioca Pedro Henrique em 2000.

 

 

CAMPEÕES BRASILEIROS – Victor Ribas também faz parte da “Galeria dos Campeões Brasileiros” no South to South Santa Marta Pro. Ele faturou o título no mesmo ano de 1997 que conquistou o mundial do WQS. O cabeça-de-chave número 1, Jihad Khodr, também já terminou em primeiro lugar no ranking brasileiro em 2006. Mais quatro poderão ser vistos no Farol de Santa Marta, o atual campeão brasileiro Messias Félix (CE), Renato Galvão (SP) que foi o melhor do Brasil em 2004 e 2007, Tânio Barreto (AL) campeão de 2001 e Caio Ibelli (SP), que acabou de faturar o título brasileiro de 2010 na categoria Pro Junior, duas semanas atrás em Florianópolis, também em Santa Catarina.

 

 

            O South to South Santa Marta Pro é realizado pela Mídia Express Publicidade, em conjunto com a Inloco Marketing Promocional e Prefeitura Municipal de Laguna, com patrocínio da marca South to South, Ministério do Turismo do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE – Fundo de Investimento ao Esporte. O evento também conta com apoio da Unisul, das lojas de surfe Marbom, Jamaica, Santamarta, Tent Beach e Eduardo Surfshop, da Skygraf e da Associação de Hotéis, Restaurantes e Bares de Laguna, sendo homologado pela ASP South America, com a Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Laguna colaborando na organização do evento que será transmitido ao vivo pelo www.santamartapro.com.br a partir de terça-feira até domingo.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS