quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/06/2010 | 00:00

Alterado horário da inauguração do Museu Etno-Arqueológico em Itajaí na próxima semana

 

 

A cerimônia de inauguração do Museu Etno-Arqueólogico, no Bairro Itaipava, agendada para o próximo dia 25, sexta-feira, será às 16 horas e não mais às 10 horas como estava prevista. A mudança do horário atende disposições do decreto que altera o horário de trabalho das repartições públicas municipais em virtude do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, contra Portugal, às 11 horas. O Museu vai contar com exposições nas áreas de arqueologoia, etnografia local e história da estação ferroviária, e sua inauguração integra as comemorações oficiais dos 150 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí.

 

De acordo com o Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Darlan Cordeiro, responsável pelo Museu, as obras estão em ritmo acelerado e uma das ações em processo de finalização é a expografia. O complexo museal inclui um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial, além da antiga Estação Ferroviária, que foi totalmente restaurada para abrigar as exposições museológicas.

 

A Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, que é tombada como patrimônio histórico desde 2002, começou a ser restaurada e preparada para instalação do Museu Etno-Arqueológico em 2003. No ano seguinte, o então Prefeito Jandir Bellini providenciou, através de Decreto Municipal, a cessão de uso do espaço para a Fundação Genésio Miranda Lins instalar o Museu.

 

Além das atividades educativas e de pesquisa etnográfica que já são desenvolvidas no local desde 2009, neste ano ainda, serão iniciadas as pesquisas arqueológicas dos sambaquis da Itaipava. A atividade contará com a participação de acadêmicos da Univali e da equipe da FGML. O Museu Etno-Arqueológico fica na Avenida Itaipava, 3901, no Bairro Itaipava, e funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Após a inauguração, o Museu também estará aberto para visitação aos sábados e domingos, das 14h às 18h.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS