sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/06/2010 | 00:00

Saúde registra quatro casos de leptospirose neste primeiro semestreem Itajaí

 

 

Dentre os 21 casos suspeitos de leptospirose notificados neste primeiro semestre pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itajaí, 17 deram negativos e quatro foram positivos. Todos os casos confirmados foram registrados em regiões diferentes da cidade: Rio Bonito, Brilhante, Votorantin e Itaipava. “As quatro pessoas, adultas, já completaram o tratamento, estão curadas da doença e, portanto, passam bem”, explicou a Coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Ieda Passos.

 

O Programa de Controle de Roedores, desenvolvido pela Secretaria, consiste na visita periódica às residências onde é registrada a presença de ratos. A primeira visita e identificação do problema é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde que acionam os Agentes de Endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses.  

 

Os Agentes de Endemias são responsáveis pela inspeção do imóvel, aplicação dos raticidas e orientação aos moradores. Após um intervalo de 10 dias, eles retornam às residências, inspecionam o local novamente e reaplicam o produto. “Os agentes voltam ao local para verificar se os roedores foram eliminados, mas para que o ambiente se mantenha sem a presença dos ratos é preciso uma colaboração dos moradores evitando o acúmulo de lixo, restos de comida e entulhos nas propriedades”, esclarece a Coordenadora.

 

O Programa de Controle de Roedores é desenvolvido com a parceria da FAMAI, Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Secretaria de Obras. “A Secretaria de Urbanismo é responsável pela fiscalização da limpeza dos terrenos baldios que são os principais criadouros dos ratos”, informa.

 

Leptospirose

 

Dentre as doenças que podem ser transmitidas por ratos, a leptospirose é a mais predominante em nossa região. Os sintomas são: dor de cabeça, febre, mal estar, dores pelo corpo, icterícia (pele amarelada ou alaranjada) e urina de cor escura.

 

Esta doença infecciosa é causada por um microorganismo presente na urina do rato que são transmitidas através do contato com a água, solo ou alimentos contaminados pela urina do rato, em épocas de enchentes quando a urina se mistura a enxurrada, pelo contato com esgoto, lixo e valas contaminados ou por meio dos animais domésticos.

 

No ano passado, foram identificados 27 casos de leptospirose em Itajaí. O bairro com maior número de casos foi Cordeiros, com quatro pessoas infectadas, seguido por Dom Bosco/Nossa Senhora das Graças e São Vicente, com três casos cada.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS