sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/06/2010 | 00:00

Começa hoje o 12º Jilarte em Balneário Camboriú

 
Será aberta hoje a 12ª edição dos Jogos de Integração dos Centros de Educação Municipal (Jilarte). O evento vai reunir alunos do 4º e 5º anos de seis escolas em atividades recreativas e pedagógicas. A cerimônia de abertura será às 15 horas, no Centro Educacional Municipal Nova Esperança e contará com apresentações artísticas dos alunos do projeto Oficinas de Ensino Complementar.
 
 
Cerca de 600 alunos dos centros educacionais Giovânia de Almeida, Taquaras, Alfredo Domingos, Nova Esperança, Dona Lili e Dona Lila vão participar das atividades. De acordo com Sandra Maria Monteiro Molina, responsável pela Educação Física na Rede Municipal de Educação, as atividades não tem foco competitivo e a finalidade é fazer com que as vivências pedagógicas das aulas de educação física sejam evidenciadas na competição, além de integrar os alunos das praias agrestes da cidade.
 
 
As equipes serão montadas com alunos de ambos os sexos e de diferentes colégios. Todas os participantes receberão uma medalha de participação. Os jogos serão realizados das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30 no CEM Nova Esperança, Dona Lili e Dona Lila e o transporte será feito pela Secretaria de Educação. Nos dias em que houver jogos da seleção Brasileira na Copa do Mundo não haverá jogos do Jilarte.
 
Até o dia 18 de junho, as crianças vão praticar as seguintes modalidades: mini vôlei; mini basquete; futsal; futebol de campo; mini hand; queimada; duatlon (corrida e bicicleta); dama; trilha; xadrez; futebol de botão; corrida de revezamento; corrida de 400 m (para alunos do 5º ano); corrida de 50 m (4º ano); salto em altura (5º ano) e salto em distância (4º ano).
 
Sandra explica que algumas das modalidades são adaptadas para os jogos, no mini basquete, por exemplo, as crianças praticam em partes as técnicas do jogo quicando a bola, transpondo obstáculos e fazendo lançamentos.
 
Na cerimônia de abertura, haverá desfile das delegações, juramento e as crianças vão acender a pira olímpica, tudo para reproduzir a abertura das grandes competições esportivas. Alunos do projeto Oficinas de Ensino Complementar farão apresentações de dança.
 
“O Jilarte começou com a iniciativa de professores de educação física em três escolas, agora seis já participam. Esperamos que a cada ano, possamos integrar mais escolas nos jogos. Também acreditamos que esta será uma ótima oportunidade para que as crianças façam novas amizades e conheçam outras unidades de ensino da cidade”, disse a diretora do departamento técnico pedagógico, Noemi Looser.


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS