quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/06/2010 | 00:00

Artistas celebram 21 anos de existência da Associação de Artistas Plásticos de Itajaí

A Associação de Artistas Plásticos de Itajaí/AAPI, neste dia 8 de junho de 2010, completa 21 anos de existência. A AAPI foi dundada em 1989 pelos Artistas: Ana Pereira Fogaça, Antônio Carlos Cunha, Augusto Garcia Raio, Elda Vieira Wendausen Krause, Flaviana Jaqueline Régis, Janine Machado da Silva, Lindinalva Deolla da Silva, Mara Sperandio, Marlene da Cunha Severino, Sidiléia S. Figueiredo, Silvestre João de Souza Júnior.

Nesses 21 anos de existência muitos artistas desenvolveram atividades suas trajetórias artísticas construíram a história das Artes Visuais em Itajaí através das exposições, oficinas , cursos e eventos promovidos pela AAPI.

A Associação desde então realiza todos os anos uma exposição coletiva na cidade de Itajaí e eventualmente fora da cidade, participa de exposições com o GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Comburiú.

A AAPI integra a FAAPSC - Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina, presidida pelo artista Pita Camargo.

 

Participam da Associação de Artistas Plásticos de Itajaí os artistas

ADEMAR WILL

ALBERTO DUCATI

ALTAIR ATHANAGILDO WESTPHAL

CLAUDIA REGINA TELLES

ELIANA VOIGT

EWA H. JURECZKO WEBBER

FRANCISCA FLORIANI

HILARIO FRED VOIGT

JUAN CARLOS ORIOSTE YONG

LILIAN FERNANDA MARTINS

LIGIA MARTINS SPERNAU

LINDINALVA DEÓLLA DA SILVA

MARIA IGNÊS GALVÃO

MARIA REGINA GIACOMINI

MARLENE EDIR SEVERINO DE CASTRO

ODÉCIO JOSÉ ADRIANO

SOLANGE LÚCIA RIBEIRO DE OLIVEIRA

SÔNIA PERES

TEREZINHA BORBA

VALMIR MAURO SANTOS

Os artistas através da AAPI realizam viagens de estudos, para apreciação de exposições importantes fora do estado como bienais ou em espaços culturais.

 

Todos os anos a Associação realiza o Seminário da Artes Plásticas, aberto a comunidade é uma forma de intercâmbio, reciclagem e formação dos artistas locais com outras experiências e vivências artísticas. Este ano o Seminário acontecerá no mês de julho, as datas e informações sobre inscrições das oficinas serão informadas a comunidade.

                 

Desde o ano de 2009 coordena o Programa Arte Bairros da Fundação Cultural de Itajaí, que oferece gratuitamente oscursos: Musicalização, Violão, Percussão, Capoeira, Jazz e Ballet, Artesanato, Pintura em Tecido, Pintura Mural, Pintura em Tela, Desenho, Reciclagem. As oficinas do Arte Bairros está presente em 21 locais nos Bairros de Itajaí e estão disponíveis nos períodos matutino, vespertino e noturno, atinge o público infantil, adolescente, adulto e terceira idade.
 

Para celebrar a maioridade simbólica os artistas da AAPI, vem desenvolvendo processos de organização e comunicação, entre abril e maio foi selecionada dentre as propostas dos artistas esta logomarca

 

criada pelo artista Ademar Will que já está compondo o material de divulgação virtual e banner da associação.  Está em processo de construção o site da AAPI que em breve estará na rede com informações sobre atividades da associação e artistas associados.  O blog http://associacaoartistasplasticositajai.blogspot.com, criado em meados de 2009 auxilia na divulgação de eventos promovidos pelos associados, notícias e informações de exposições, bienais, formações e políticas públicas relacionados às artes visuais. A idéia é conectar e promover a comunicação dos artistas da associação com artistas e instituições culturais e artísticas de outras cidades do país e divulgar eventos artístico a comunidade.

A AAPI participa das celebrações do sesquicentenário do município e da Edição Especial do festival de Inverno, a mostra é uma homenagem dos artistas aos 150 anos do Município, comemorado em 15 de junho de 2010. A exposição “Janelas de Itajaí” é composta por obras de 36 artistas (AAPI e GAP) que evidenciam a história de Itajaí, através de seus pontos turísticos, prédios históricos, pesca, o Porto, o humano e cenas do cotidiano da cidade. Os trabalhos são criados a partir das mais variadas linguagens artísticas, com diferentes técnicas e estilos de pinturas em tela, instalação, fotografias, esculturas em argila papel marchet e madeira. O título da exposição traz das “janelas”, a metáfora do olhar, em cada janela-olhar, os recortes do artistas, suas imagens, memórias, signos, impressões sobre a cidade de Itajaí. O conjunto das janelas desperta para um panorama abstrato e poético de sua história e cultura.

 

A Exposição Janelas de Itajaí, está aberta até 17 de junho, no Átrio do Paço Prefeitura Municipal de Itajaí, disponível à visitação das 08:00 às 18:00 horas de segunda a sexta-feira

 

Ainda no mês de junho a AAPI abre inscrições para novos artistas, os portfólios serão recebidos dia 30 de junho de 2010 (terça-feira) das 19:00 as 20:30 horas, durante a reunião mensal na sede da AAPI, na rua Aurora Tabalipa, 290 - São João  -  Itajaí – SC (informações aapi.artes@gmail.com). Dos portfólios devem constar breve currículo e fotografias de boa qualidade das dos trabalhos ou pesquisa estética desenvolvidos pelo artista. As inscrições serão avaliados por comissão curadora que irá selecionar os artistas que demonstrarem qualificação artística. Podem participar da seleção fotógrafos, escultores, pintores, performers, desenhistas, ilustradores, ceramistas, grafiteiros, críticos de arte, vídeo artistas, artistas contemporâneos com produção em diversas linguagens artísticas.


Agradecemos a todos os artistas que passaram pela AAPI, que contribuíram para a construção da história da Associação e informamos que as portas estão e estarão sempre aberta a recebê-los como associados.

 

SERVIÇO

O que?21 anos da Associação de Artistas Plásticos de Itajaí/AAPI

 

Quando?Dia 08 de junho de 2010  (fundação - 08 de junho de 1989)

 

Como?Seleção de novos associados – Exposição Janelas de Itajaí  – Seminário de Artes Visuais

 

Quem?AAPI/Associação de Artistas Plásticos de Itajaí/SC

 

Contato para informaçõesCláudia Regina Telles (artista associada e secretária da AAPI)


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS