sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Divulgação
04/06/2010 | 00:00

Combemi oferece curso de Rotinas Administrativas em Gestão Portuária

O funcionamento, os detalhes, as técnicas que fazem o trabalho fluir em uma importante instituição que é o Porto. Estes e outros tópicos são abordados no curso de Rotinas Administrativas em Gestão Portuária, que terá a sua primeira turma formada no dia 08 de junho, quando acontece a Cerimônia de Conclusão do Curso, às 19 horas, no Auditório do Porto de Itajaí. Os alunos do curso de Musicalização farão uma apresentação cultural durante a Cerimônia.

 

Com duração de 400 horas/ aula, no contraturno, o curso é oferecido pela Combemi e ministrado para adolescentes aprendizes, que fazem também visitas em diversas empresas. É no ambiente de trabalho que eles presenciam a rotina de atendimento, recepção, digitação de documentos e têm noções de inglês – voltadas para a área de conversação.

 

Com idade entre 14 a 18 anos, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho assim que concluem o módulo. A primeira turma, com 15 alunos, será encaminhada para o Porto logo após a conclusão do curso.


A abertura de vagas para o curso é divulgada nas escolas públicas. Atualmente existem 130 alunos na fila de espera que são escolhidos através de um processo seletivo.

 

De acordo com a Coordenadora Geral Juliana Sestrem, das primeiras turmas que iniciaram os cursos em agosto de 2009, serão 16 jovens do curso de Turismo e Hospitalidade e 15 do curso de Rotinas Administrativas em Gestão Portuária que receberão certificado.

 

 

 

A Combemi – Totalmente reformulada em agosto de 2009, a Combemi passou a ter um Núcleo Profissionalizante, localizado no Bairro São Judas. De agosto a dezembro de 2009, a Combemi atendeu 321 jovens. A missão da COMBEMI é preparar o jovem para o mercado de trabalho. Os alunos são adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, com idade entre 12 e 18 anos, de diversos bairros de Itajaí.

 

São oferecidos cursos de Turismo e Hospitalidade, Informática, Rotinas Administrativas em Gestão Portuária, Assistente Administrativo e Empreendedorismo, Programa Aprendiz Banco do Brasil, Musicalização e Inglês (em parceria com o FISK).

 

 As aulas são diárias, em regime de contraturno, os adolescentes recebem apostilas, uniforme e lanche, tudo gratuito. Já no curso de musicalização,que acontece as segundas e quintas, no período matutino, os adolescentes participam de aulas de canto, violão, flauta e percussão.

 

A metodologia prevê o desenvolvimento de competências e habilidades, imersão prática e visitas técnicas. “Enfatizamos o acompanhamento constante da Equipe Técnica, desde o processo de seleção até o desligamento e ou encaminhamento do jovem”, afirma Juliana.

 

Ela diz ainda que alem da parceria com o Porto de Itajaí, através da qual serão encaminhados os adolescentes do Curso Rotinas Administrativas em Gestão Portuária, há 10 anos a Combemi encaminha adolescentes para o Programa Aprendiz Banco do Brasil. Em dezembro de 2009 o convênio foi renovado, ampliando o número de vagas, que abrange agências dos municípios de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS