quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
02/06/2010 | 00:00

Navegantes oferece Ensino Supletivo de qualidade

“Precisava estudar para ajudar a família nos negócios, buscar uma realização pessoal e ajudar meus filhos na trajetória escolar”. Com este objetivo, a empresária Lourdes Camargo, 43 anos, matriculou-se no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo de Navegantes, (NAES), no ano de 2008. Prestes a receber o diploma do ensino médio, Lourdes já está determinada a ingressar na faculdade, no curso de administração de empresas.

 

Assim como ela, outros 1427 alunos freqüentam as aulas no supletivo, em busca de um tempo perdido. A falta de oportunidade nos estudos na idade escolar, faz com que muitas pessoas cheguem até o NAES decididas a concluírem os estudos e buscarem um futuro melhor. A Diretora da Unidade, Professora Magda Medeiros, explica que só este ano, houve uma demanda de 30% a mais nas matrículas, em relação ao ano passado. Para ela, o grande diferencial de sua escola é o atendimento dos professores, que buscam atender cada aluno individualmente, com suas dificuldades e dúvidas.

 

A Professora Cláudia Serafim, concorda com a diretora. “Trabalho com a alfabetização desses alunos, e o nosso compromisso não é apenas ensiná-los a ler e a escrever, buscamos orientá-los também a serem cidadãos que possuem direitos e deveres, que podem e dever interagir com a sociedade, dignos de respeitarem e serem respeitados”, enfatiza a educadora, que está há 9 anos trabalhando com alfabetização no supletivo. Já a Diretora acredita que as pessoas procuram o NAES com uma imensa vontade de aprender, e muitos deles resgatam sua auto-estima e percebem que todos são iguais, pois o fato de terem ou não estudado na idade escolar, é apenas uma questão de oportunidade que uns tiveram, e outros não.

 

Mesmo todos tendo o mesmo objetivo de estudar, o universo de alunos do supletivo de Navegantes é bem diversificado. A paraguaia Vera Tramontim estuda para ajudar sua filha, que está em idade escolar e precisa da ajuda da mãe nos deveres que vem para casa. A jovem Adriana Telles está sendo alfabetizada, e avalia que além do aprendizado, a convivência com pessoas mais velhas que estão estudando e os valores que são trabalhados em sala de aula, são fundamentais para sua formação. Donizete Marques está encostado pelo INSS por problemas de saúde, e para receber o benefício, por uma exigência do próprio INSS, ele precisa comprovar que está estudando, através de um atestado de freqüência. “No começo, eu vim para o NAES obrigado, porque senão não receberia o pagamento, mas hoje, venho com alegria, porque aqui estou aprendendo a cada dia, não apenas ler e escrever, mas ser uma pessoa que ocupa um lugar na sociedade”, explica Donizete.

 

O NAES funciona através de uma parceria dos Governos municipal e estadual, e as inscrições acontecem o ano todo.  O dia e horário das aulas são combinados com o aluno, que vem à escola de acordo com a sua disponibilidade. Interessados devem comparecer na Secretaria da Escola, que fica na Rua Deputado Nilton Kucker, das 07h e 30min às 11h e 30min, das 13h e 30min às 22 horas. O telefone de contato é (47) 3319 3218.



Fonte: Prefeitura de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS