sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/06/2010 | 00:00

Curso do SENAI insere mulheres na construção civil

Praticamente todas as alunas do curso gratuito de assentadora cerâmica, conseguiram se inserir no mercado de trabalho. A formação foi oferecida pelo SENAI em parceria com o Sindicado da Indústria da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon) no final de 2009, e foi voltado especificamente para mulheres.



"Decidimos criar um curso específico para mulheres, em parceria com o SENAI, pois constatamos que muitas vezes elas tem um olho clínico melhor que os homens, são mais detalhistas e cuidadosas", explica o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú, Carlos Haacke. "Essas são competências importantes para quem trabalha com acabamento, como é o caso do assentamento cerâmico", completa.


De acordo com o presidente do sindicato, as construtoras que estão contratando mulheres estão satisfeitas com os resultados. Além de ajudar a diminuir a falta de trabalhadores qualificados na construção civil, as empresas apontam que a contratação de mulheres também ajuda a melhorar o clima de respeito nos canteiros de obras.

O curso de assentadora cerâmica foi uma oportunidade para Maria Cristina Emmendoerfer mudar de profissão. "Sou professora, mas estava parada. Fiz o curso por curiosidade e acabei gostando. E logo em seguida apareceu uma vaga de emprego", conta a assentadora. Para Maria Cristina, uma das vantagens da contratação de mulheres na construção civil é a preocupação com os detalhes. "No mercado da construção civil, os clientes querem o acabamento perfeito. Por isso é preciso assentar as peças com a maior qualidade possível", ressalta.



Maria Cristina agora trabalha com sua colega de curso Vera Lúcia dos Santos de Amorim. "Eu não tinha nem noção de como era assentar uma cerâmica. Uso tudo o que aprendi no curso. Ele foi fundamental e abriu as portas", diz. Vera afirma escutar que a empresa onde trabalha pretende contratar mais mulheres, por ter percebido o capricho das trabalhadoras no acabamento dos serviços.



O curso de assentadora cerâmica teve duração de 200 horas, e tratou de questões como leitura de paginações de revestimento cerâmico, especificação de argamassas, segurança no trabalho, noções de legislação trabalhista e ainda aspectos comportamentais da profissão, como relacionamento, liderança e motivação.



Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAI

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS