sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/06/2010 | 00:00

Missa e Procissão de Corpus Christi devem reunir cinco mil pessoas

Cerca de cinco mil pessoas são esperadas pela organização para a Missa e Procissão de Corpus Christi, que ocorrem na quinta-feira (03). Neste ano, o evento religioso integra o calendário oficial de comemorações pelos 150 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí e por isso, vai reunir representantes de todas as 12 paróquias da Comarca Católica itajaiense, que inclui, ainda, as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. O ato vai ser presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

 

A programação inicia às 09 horas com a Missa Solene de Corpus Christi, no Centreventos Itajaí. Logo a seguir, ocorre, então, a procissão, com saída do Centreventos pela Avenida Ministro Victor Konder até o Centro de Cultura Popular (o Mercado Velho), virando à esquerda para seguir pela Rua Olímpio Miranda Júnior até o primeiro semáforo. Ali, nova virada à direita para continuar pela Rua Lauro Muller até a Praça Vidal Ramos. No local, a virada é para a esquerda na Rua Hercílio Luz, onde o cortejo segue, atravessa a Avenida Marcos Konder, até a chegada na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. No local, ocorre o encerramento oficial da programação.

 

Origem

 

A expressão Corpus Christi tem origem latina e significa “Corpo de Cristo”, explica o chefe de gabinete e historiador Edison d’Ávila. Ele conta que Corpus Christi, também denominada de Santíssimo Sacramento, é uma festa litúrgica da Igreja Católica que homenageia a presença do Corpo de Cristo na hóstia sagrada. Em Itajaí, a primeira capela criada em 1824 teve como padroeiro o Santíssimo Sacramento, que posteriormente veio a se tornar o padroeiro do município.

 

Já a Festa de Corpus Christi, que compõe missa e procissão, de acordo com o historiador, é uma tradição do século XIII, com a característica de enfeitar o trajeto por onde passa o ostensório com a hóstia sagrada, com tapetes elaborados com diferentes espécies de materiais, dependendo da cultura local (tecidos, flores, ramos de árvores, entre outros).

 

Em Itajaí, a tradição da procissão de Corpus Christi iniciou no final do século XIX, com o uso de flores e folhas de árvore para a confecção dos tapetes. Mais tarde, por volta do final da década de 1940 e início dos anos 50, com o advento do ciclo da madeira no município e a consequente instalação de várias serrarias, começou a tradição que segue até os dias atuais, de utilizar o pó de serra resultante do beneficiamento da madeira, para ornamentar o trajeto da procissão.

 

Edison d’Ávila cita que, graças à criatividade de artistas e artesãos, os tapetes se tornam verdadeiras obras de arte, que utilizam ainda materiais como o pó de café, areia, tampas de refrigerante, entre tantos outros itens. Os tapetes normalmente evocam temas religiosos e incentivam as pessoas a viver em clima de paz, harmonia e amor.

 

Trânsito modificado

 

A Codetran informa que algumas modificações vão ocorrer na região central da cidade durante os preparativos e o desenvolvimento da procissão de Corpus Christi. Para permitir a elaboração dos tapetes, a partir das 04 horas da madrugada do dia 03, vão estar fechados para o tráfego de veículos o trecho compreendido entre as Avenidas Joca Brandão e Ministro Victor Konder, e todo o percurso da procissão: Avenida Ministro Victor Konder (a partir do Centreventos até o final), Ruas Olímpio Miranda Júnior (até o cruzamento com a Lauro Muller), Lauro Muller (até a Praça Vidal Ramos) e Hercílio Luz.

 

Com a interdição, o trânsito da Avenida Ministro Victor Konder vai ser desviado para a Rua Laguna. E o tráfego das ruas Almirante Tamandaré e Joinville mais a Avenida Joca Brandão passam a ser feitos pela Rua Lauro Muller.

 

Quanto aos cruzamentos do percurso da procissão, todos vão permanecer abertos (Marcos Konder, Sete de Setembro, Felipe Schmidt e Manoel Vieira Garção). Eles só vão ser interditados no momento em que a procissão passar pelo local. O único cruzamento a ser fechado será o da Olímpio Miranda Júnior e XV de Novembro, para impedir que os veículos passem por onde estarão os tapetes.

 

Em todos os cruzamentos e ao longo do trajeto da procissão, agentes da Codetran vão fazer o ordenamento do trânsito e orientar os motoristas que estiverem circulando pela região.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS