sexta, 29 de março de 2024
21/05/2010 | 00:00

Lar Fabiano de Cristo busca a inclusão social da família

 

Com o objetivo de reintegrar a família na sociedade o Lar Fabiano de Cristo surgiu em Itajaí, em 14 de dezembro de 1973, através do comandante da polícia militar, na época, o Coronel Valmor Raimundo Machado. Ao passar um dia em frente a uma delegacia da cidade e escutar gritos de crianças, resolveu verificar o que de fato acontecia. Na época, ainda não existia estatuto da criança e quando os menores cometiam algum delito, iam presos na mesma delegacia que os adultos. Esses adolescentes eram problemáticos na cidade, então o Coronel recolheu estes meninos e os levou para o quartel da polícia militar. A partir daí, começou a dar instrução, os meninos foram colocados na escola, e tiveram a oportunidade de ter o primeiro trabalho. Com este atendimento, começaram a surgir mais crianças no quartel da polícia militar, o espaço começou a ser insuficiente. Valmor tomou conhecimento do Lar Fabiano de Cristo e foi buscar recursos no Rio de Janeiro, trazendo a instituição para o município.

 

 

O Lar Fabiano de Cristo atende famílias carentes, de acordo com o salário e o número de pessoas que compõem a família. “Se há uma família que ganha três salários mínimos, analisamos o número de pessoas e quais são as despesas desta família, se pagam aluguel, etc. Primeiro é realizada uma inscrição de toda a família, a família tem cinco anos para ficar na instituição, pois o nosso objetivo é o de inserção social”, explica a Supervisora da Instituição, Neusa Angioletti Koche. O Lar Fabiano de Cristo é uma instituição nacional, que existe em diversos estados do país e possui base no Rio de Janeiro.

 

 

As pessoas que precisam, que desejam participar do projeto de inclusão podem se encaminhar até a Instituição, procurar a assistente social no Lar Fabiano de Cristo. Lá será realizada uma inscrição, marcada uma visita para verificar se realmente a família precisa da ajuda. A partir da aprovação, a família passa a frequentar imediatamente o Lar. Quando são casos de muita urgência, o Lar atende as pessoas imediatamente. “Às vezes as pessoas estão passando necessidade, então priorizamos este atendimento”, conta Neusa.

 

 

As áreas de atuação do Lar Fabiano de Cristo são: educação infantil: crianças de 5 anos, contra turno escolar onde são oferecidas aulas de informática, música, artesanato, natação e reforço com professor de matemática. As pessoas que participam das atividades no Lar também possuem assistência na área de saúde, esporte, inclusão digital, marcenaria e costura. “O projeto é muito importante para que eu possa ter uma profissão. É uma oportunidade de aprender um ofício”, conta Raquel Padilha dos Santos, 15 anos, que freqüenta as aulas de costura.

 

 

A instituição possui convênio com a Prefeitura que repassa uma verba em dinheiro, que ajuda na folha de pagamento dos funcionários e uma parceria com a Academia Aquatic Center, que oferece aulas de natação gratuitamente para as crianças. A instituição também recebe doações esporádicas da comunidade e da Braskarne que oferece frango todos os meses. Quem quiser ajudar é só entrar em contato com a instituição pelo telefone 3348 0475, para conhecer o trabalho de perto. “A gente sempre convida para conhecer a instituição, pois é muito importante antes da pessoa querer fazer alguma doação ou até mesmo trabalhar como voluntária. Sentimos falta de voluntários na área de saúde, um profissional que esteja presente na instituição”, ressalta a Supervisora. As doações que o Lar tem mais urgência são: leite e material de limpeza em geral.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS