quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/05/2010 | 00:00

Defesa Civil e secretarias municipais dão sequência à ajuda aos atingidos pela enxurrada

Nas últimas 24 horas, choveu em Itajaí a quantidade prevista para todo o mês de maio: 1.10 milímetros. A grande quantidade de chuva causou alagamentos e deslizamentos, situação semelhante à vivenciada em diversas regiões do estado durante o mesmo período.

 

Desde o início da enxurrada, Itajaí ficou em estado de alerta e mobilizou uma grande estrutura municipal para dar resposta imediata e eficaz às ocorrências. Durante toda a madrugada a Defesa Civil, Codetran, Famai, Secretaria de Educação, Desenvolvimento Social, Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão da Fazenda, Projeto João de Barro, Corpo de Bombeiros e Policia Militar estiveram nas ruas prestando atendimento e monitorando os acontecimentos.

 

Os trabalhos tiveram sequência durante toda esta quarta-feira. A Defesa Civil e a Famai vistoriaram o morro do bairro Nossa Senhora das Graças e interditaram oito casas. Dessas famílias, vinte pessoas, estão abrigadas no antigo CRAS Nossa Senhora das Graças, onde recebem alimentação e demais orientações da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

Em uma reunião nesta tarde entre Defesa Civil, Famai, Desenvolvimento Social e Habitação, ficou decidido que as casas interditadas serão demolidas e o Município irá custear o aluguel de casas para essas oito famílias. Em seguida, o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Major Sérgio Murilo de Melo, se reuniu com essas famílias para estipular um prazo para que elas encontrem um imóvel e o abrigo seja desativado. A reunião ainda está em andamento.

 

Ainda nesta semana, um geógrafo da Secretaria de Urbanismo irá iniciar a demarcação topográfica do morro do bairro Espinheiros. Esta demarcação irá auxiliar na colocação de um “enclinômetro”, sonda que monitora a movimentação de terra deste morro, que apresenta risco de deslizamento. Apesar da chuva das últimas 24 horas, nenhuma ocorrência foi registrada no local. Os moradores já foram alertados no ano passado sobre as condições do morro, e preferiram permanecer no local, por isso é necessária a implantação do enclinômetro.

 

A Defesa Civil permanece em estado de Alerta e, neste momento, está percorrendo a cidade para verificar as regiões de encostas que são as mais preocupantes. Uma Notificação Preliminar de Desastre – NOPRED já foi enviada à Defesa Civil Estadual ainda na noite de ontem.

 

Previsão para esta quinta-feira

 

Uma frente fria se afasta para o litoral do Sudeste e Sul do Brasil, ligada a um sistema de baixa pressão em superfície (ciclone extratropical), com vórtice ciclônico em níveis médios e altos da atmosfera sobre Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, mantendo variação de nuvens com chuva por alguns momentos que alterna com períodos de abertura com presença de sol. A intensidade do vento diminui com rajadas de 40 a 50km/h no Planalto Sul e Litoral Sul devido ao deslocamento do ciclone extratropical para o mar.

 

Ainda poderão ocorrer pancadas de chuva, pois o tempo não está firme em Itajaí. Os ventos permanecem com intensidade moderada a forte entre 40 e 50km/h próximo à costa e de 90 a 100km/h em alto mar, afastado da costa, deixando o mar muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2,5 a 3,0 m. Na área oceânica do Rio Grande do Sul o mar fica muito agitado a grosso (ondas de 3,0 a 4,5m) com ressaca entre esta quarta-feira e quinta-feira.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS