terça, 16 de abril de 2024
Geral
18/05/2010 | 00:00

Dia da Luta Antimanicomial em Navegantes

 

Navegantes – Nesta terça-feira,dia 18 de maio, é a data nacional da luta contra os manicômios.  Este movimento é em prol da reforma psiquiátrica que já alcançou algumas vitórias no Brasil. Em Navegantes, essa conquista foi realizada por meio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, um serviço de referência na área da saúde mental, que atende usuários portadores de transtornos mentais graves persistentes, incluindo o uso e abuso de substâncias psicoativas como álcool e outras drogas.

 

O CAPS de Navegantes nasceu com a reforma do tratamento aos portadores de transtornos mentais graves. Tem como objetivo ajudá-los com a aproximação e envolvimento da família e incluí-los aos poucos no contexto da sociedade.

 

Conforme a coordenadora do CAPS, Rosani Smollir, existem várias formas de ajudar um paciente com problemas mentais e uma delas é tratá-lo com dignidade, como um ser humano que merece e precisa de ajuda. “O CAPS garante a humanização do tratamento oferecido ao portador de sofrimento mental, por meio de atividades diárias, como grupos terapêuticos, oficina de arte e artesanato, terapia de Reiki, aconselhamento, grupo de família e atendimentos individuais, como consulta com psiquiatra, psicóloga, enfermagem, serviço social e visita domiciliar”, explicou.

 

Segundo ela, este é um trabalho que atua na prevenção e na redução de internações, muitas vezes desnecessárias, em hospitais psiquiátricos. “Nossa proposta é reduzir o número de pacientes com transtornos psíquicos. A internação hospitalar especializada somente será solicitada quando forem utilizados todos os recursos possíveis de tratamento ambulatorial”, finalizou.

 

O CAPS de Navegantes fica localizado na Rua Vereador Gildo Batista, 966, centro, esquina com a Av. Conselheiro João Gaya. O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h. O telefone de contato é o 3342-3905.



Fonte: Prefeitura de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS