sexta, 29 de março de 2024
01/05/2010 | 00:00

Cidade terá campanha expressiva no combate à embriaguez no trânsito

Um grupo formado pela Polícia Militar, secretarias de Segurança e de Turismo do município, empresas de lazer ligadas à vida noturna de Balneário Camboriú e entidades de classe do setor esteve reunido nesta sexta-feira, 30, para criar uma campanha expressiva no combate à embriaguez no trânsito. A discussão acontece no momento em que se tem necessidade de uma forte campanha para conscientizar os condutores de veículos que frequentam bares, restaurantes e danceterias a não dirigirem após ingestão de bebida alcoólica. A campanha tem como objetivo atuar na cidade por, pelo menos, dois anos, e criar uma mensagem definitiva de que álcool e volante não combinam.
 
O encontro foi conduzido pelo comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Roberto Koglin, com a parceria do secretário de Segurança, Adelcio Bernardino, e do secretário de Turismo, Ademar Schneider. O comandante explicou que vem sendo cobrado há alguns meses, devido à ocorrência de acidentes graves na cidade, e todos ligados ao consumo excessivo do álcool. “A PM realiza atividades de maneira pontual, mas de maneira repressiva. O prefeito (Edson Piriquito) me chamou e solicitou que trabalhássemos para mostrar que Balneário Camboriú não é uma terra sem lei”, analisa o tenente coronel.
 
Koglin informou que, antes de convocar a reunião, conversou com o secretário Adelcio e com a educadora Karine Winter, do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), para saber da viabilidade de realização de ações preventivas na área de trânsito. “Chegamos à conclusão de que hoje, nós queremos uma união, uma parceria com proprietários de casas noturnas, dos setores envolvidos com o turismo e com o trânsito. Precisamos de um projeto consistente para a educação dos condutores, que não dure apenas o final de semana, mas muitos anos e que seja reavaliado com frequência”, explica o comandante.
 
A educadora Karine sugeriu que os participantes da reunião trouxessem ideias num próximo encontro, para que os itens fossem unificados e pudessem ser trabalhados na cidade. “Temos que ter consciência que esse tipo de trabalho requer paciência e persistência, pois os resultados são a longo prazo e dependem da readequação de comportamentos”, esclareceu.
 
Uma das ideias apresentadas é que os estabelecimentos noturnos adquiram bafômetros, não para uso obrigatório, mas para fazer o público refletir sobre o consumo do álcool. Outra sugestão apresentada foi de que houvesse incentivo ao uso do táxi se o condutor não estiver apto para a direção. Também foi exposto no encontro um obstáculo, sobre o número pequeno de taxis disponíveis próximo a casas noturnas, em algumas ocasiões.
 
O secretário de Turismo, Ademar Scheneider, analisou que assim que foi implantada a “lei seca”, os motoristas tinham mais consciência. “Aconteceu uma acomodação. É preciso uma campanha permanente, pois a vida noturna é importante para Balneário Camboriú. Necessitamos de uma campanha forte, mas positiva, que acrescente ao nosso turismo de qualidade”, disse. Já o secretário de Segurança, Adelcio, enfatizou a importância de a campanha ser levada a sério e que tenha um apelo forte e duradouro. Ele lembrou que a intenção da Segurança não é multar, mas que a desobediência pode levar o infrator à pena com multa de quase mil reais.
 
A Polícia Militar a e Segurança Municipal já trabalham juntas para diminuir os excessos no trânsito. Desde o ano passado, com fortalecimento em 2010, os órgãos trabalham em operações integradas de trânsito, que tem como base o diálogo na abordagem, e que nos próximos dias terão reformulação com auxílio de tecnologia. “Nossas autoridades podem mudar, mas nossas ações tem que continuar”, lembrou o comandante Koglin.
 
As ideias dos participantes do encontro serão apresentadas na segunda reunião, que está agendada para a próxima sexta-feira, 7 de maio, às 14h30, na sede do comando da 3ª Região da PM, na Rua Noruega, 669, Bairro das Nações.  Interessados em participar das discussões, só precisam ligar para a Sectur e falar com a Assessoria de Imprensa.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS