quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/11/2020 | 14:15

Porto de Itajaí garantiu destaque em duas categorias do prêmio Portos + Brasil

Porto de Itajaí garantiu destaque em duas categorias do prêmio Portos + Brasil.

A premiação foi criada pelo Ministério da Infraestrutura (MINFRA) como forma de estimular a excelência na administração dos portos públicos brasileiros.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí foi reconhecida em duas das quatro categorias da primeira edição do Prêmio Portos + Brasil. Entre os 32 portos brasileiros avaliados, a Autoridade Portuária de Itajaí recebeu segunda colocação nas categorias: crescimento da movimentação, com aumento de 33,9% em relação a 2018/19 e execução orçamentária de investimento com 59,9% do orçamento de investimentos executado.

A premiação, relativa ao desempenho das autoridades portuárias ao longo de 2019, foi entregue na noite dessa terça-feira (24) em Brasília no encerramento do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, representou a Superintendência na premiação. Ele também participou como expositor em um dos painéis do fórum, que reuniu as principais lideranças do setor logístico e de infraestrutura portuária.

“Esses prêmios são fruto do trabalho de todos os nossos servidores e trabalhadores portuários. Todos nós temos feito um esforço impressionante para recuperar aquilo que Itajaí mais ama, que é o nosso porto. Não foi fácil! Cada um de nós em seu trabalho, seja dos servidores da superintendência, dos trabalhadores portuários avulsos, dos prestadores de serviços, tem o seu valor, a sua garra, inclusive em um ano tão difícil como esse, em que nós superamos muito as adversidades. Muito se fala e pouco se faz, mas esse time faz acontecer de maneira que o Brasil tem orgulho do trabalho realizado aqui”, destaca o superintendente do Porto de Itajaí Eng. Marcelo Werner Salles.

O prêmio Portos + Brasil é um reconhecimento do Governo Federal aos portos públicos com melhor desempenho em sua gestão. Ele foi criado pelo MINFRA para estimular a busca permanente pela excelência na administração portuária.

A avaliação é feita com base no nível de eficiência operacional, de eficiência administrativa, de manutenção de acessos aquaviários, de execução orçamentária de investimento, entre outros.

As categorias premiadas foram: ranking do IGAP (índice de gestão das Autoridades Portuárias), vencedor Portos do Paraná – Paranaguá; variação da margem EBTIDA (margem de lucro), vencedor Companhia Docas do Pará – Belém; crescimento da movimentação, vencedor Porto Organizado de Santarém – Companhia Docas do Pará / Belém; e execução orçamentária de investimento, vencedor: Portos do Paraná – Paranaguá.

Prova de reconhecimento em suas operações, nos últimos meses o porto de Itajaí vem batendo registros históricos de movimentação. Em outubro deste ano, a movimentação registrada no Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals) operou 52.185 contêineres de 20 pés (TEUs), obtendo um aumento de 33%. Já na movimentação de tonelagem, os índices também foram positivos. No mesmo período do ano anterior foram movimentadas 433.475 toneladas contra 565.311 toneladas em 2020, registrando um crescimento de 30%.

“O Porto de Itajaí vem se destacando gradativamente de acordo com seus números mensais. Projeções nos dão uma garantia de que até o final deste ano, tenhamos um ganho entre 14% e 15% de aumento, e isso, é fruto de muito trabalho, através dos nossos trabalhadores portuários avulsos (TPAs), da própria Superintendência juntamente com seus servidores, a empresa arrendatária do porto, a APM Terminals pelo seu desempenho, Órgãos Intervenientes, entidades de classe, ao município de Itajaí e todos os demais envolvidos para que o nosso porto alcançasse esses resultados, e que hoje são destaques no nosso país”, destaca Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS