quarta, 17 de abril de 2024
Geral
19/11/2020 | 09:39

Porto de Itajaí registra crescimento histórico de 225% na movimentação de contêineres

Os ventos adversos e o mar agitado, decorrentes da pandemia de coronavírus (COVID-19), não impediram o Porto de Itajaí de registrar um marco histórico: o crescimento de 225% no número de contêineres movimentados. Esse saldo positivo é referente ao acumulado na movimentação dos últimos três anos e meio. O mês de outubro também foi de crescimento no porto público (33% em comparação ao mesmo período do ano passado).

“Comparando a movimentação por mês que tínhamos em 2016, que era de 16 mil TEUs, e que foi a nossa pior movimentação, registramos agora em outubro um acumulado de crescimento de 225% na movimentação de contêineres, um saldo positivo que nenhum porto brasileiro alcançou”, destaca Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí. Para o gestor, o empenho de toda a comunidade portuária de Itajaí fez a diferença para que o terminal alcançasse esses resultados tão expressivos.

Analisando apenas o mês de outubro, a movimentação de cargas também alcançou índices positivos. Desde 2013 o porto não movimentava um número tão expressivo de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), passando de 39.103 em outubro de 2019 para 52.185 TEUs em outubro de 2020 - um aumento de 33%.

“Os números não enganam. Se olharmos para o passado, em 2007, ou durante a enchente de 2008, ou até mesmo para o início de nossa atual gestão, temos apresentado números cada vez mais expressivos. Esses resultados mostram o crescimento do nosso porto, seja na movimentação de contêineres ou em toneladas, seja nas escalas de navios atracados”, avalia o prefeito Volnei Morastoni. “Temos sem dúvida as melhores perspectivas para o nosso porto, o que nos dará um futuro ainda melhor”, destaca Morastoni.

Além dos números positivos na movimentação, Volnei Morastoni ainda projeta um futuro promissor para o complexo com os projetos e estudos da nova concessão, em andamento, que vão possibilitar a instalação de novos equipamentos, a ampliação da área portuária e a chegada de novas linhas de atracação.

Neste ano, mesmo com o abalo provocado pela pandemia, na questão cambial, e a interrupção das operações de desembarque de veículos no sistema Roll-On/Roll-Off, o Porto de Itajaí demonstrou avanços significativos ao longo dos meses. E espera manter este crescimento para 2021. “Apesar dessas condições adversas, até aqui nosso ano tem sido positivo. E esperamos, nos próximos meses, manter esses números, encerrando 2020 com uma média de até 15% de crescimento”, ressalta Heder Cassiano Moritz, diretor geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

Exportações e importações
Em outubro, a exportação no Porto de Itajaí correspondeu a 63% das cargas em contêineres movimentadas. Os principais produtos exportados foram: frango, carnes e madeiras e derivados - com destaque para a carne, que apresentou crescimento de 51,8% na movimentação em relação a outubro de 2019.

Em contrapartida, as importações corresponderam a 37% do sentido das cargas, sendo os materiais mecânicos e eletrônicos, produtos químicos e têxteis os principais produtos importados. Os produtos químicos apresentaram um aumento de 80,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS