sexta, 19 de abril de 2024
Geral
05/11/2020 | 16:34

OFICINA, EXPOSIÇÃO, CINEMA CATARINENSE E ESPETÁCULO TEATRAL OCUPAM ONLINE A ITAJAÍ CRIATIVA

A terceira etapa da Ocupação Itajaí Criativa que, tradicionalmente, é realizada em Itajaí (SC), na Casa Almeida e Voight,está ocupando o universo online. A programação do evento está diversificada e conta com oficina, exposição, exibição de curtas metragens e espetáculo teatral. Os interessados poderão acompanhar o evento gratuitamente, de qualquer parte do Brasil, através do YouTube da Téspis Cia. de Teatro. No canal, ainda será possível acompanhar as exposições guiadas pelos artistas visuais. A programação completa está disponível no site da Itajaí Criativa – Residência Artística. (www.itajaicriativa.com.br). 

Neste ano, o formato da Ocupação está diferente e se adequa às restrições impostas pela pandemia do coronavírus. A abertura do evento será no dia 5 de novembro com a oficina "Ambientação cênico/sonora para tempos de isolamento social”, ministrada por Hedra Rockenbach, de Florianópolis (SC). A oficina seguirá até 8 de novembro e irá propor atividades que possam identificar e ampliar o trânsito entre operador e obra. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: itajaicriativa@gmail.com.

Já no dia 16 de novembro, às 20h, tem abertura da exposição “Creationsof Mind”, de Fernanda Dreger, artista de Balneário Camboriú (SC). A exposição ficará disponível até 15 de dezembro. Também serão exibidos, no mesmo horário, os curtas-metragens catarinenses "Licença Poética" e "Anas", de Ilaine Melo - Joinville (SC), "O Travesseiro de Penas", de Jefferson Bittencourt - Florianópolis (SC) e "Cuida de Mim", de Liziane Bortolatto - Itajaí (SC). Após a exibição, os filmes ficarão disponíveis por uma semana.

Para completar a programação da Ocupação, em 27 e 28 de novembro, às 20h, será apresentada a performance de teatro “Homens Pink”, com a Cia. La Vaca, de Florianópolis (SC). O projeto Ocupação Itajaí Criativa – 2020 é uma realização da Téspis Cia. de Teatro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, renúncia fiscal da  APM Terminals  e apoio da Procave Empreendimentos.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

Serviço:

O que: Oficina:"Ambientação cênico/sonora para tempos de isolamento social”,com Hedra Rockenbach, de Florianópolis (SC)

Quando: NOVEMBRO – 05, 06, 07 e 08/11 – de quinta a domingo (necessário comparecer aos quatro dias)

Onde: Vídeo conferência (Link enviado aos inscritos)

Quanto: Gratuito (Inscrições através do e-mail itajaicriativa@gmail.com, enviar nome completo, CPF, idade e telefone)

 

 

Sobre: É possível uma relação não hierárquica entre ambiente e obra? É possível identificar o operador como performer? É possível esse agente dialogar com a obra ajudando a construí-la? É possível criar uma fluidez entre equipamentos, operador e obra a ponto de considerá-los como uma coisa só?
Para dividir essas reflexões com profissionais que praticam a criação / operação de som e luz proponho algumas atividades que possam identificar e ampliar o trânsito entre operador e obra.

 

Serviço:

O que: Abertura da exposição :“Creationsof Mind”, de Fernanda Dreger - Balneário Camboriú (SC)

Quando: NOVEMBRO – 16/11 – segunda – 20h

Onde: YouTube da Téspis Cia. de Teatro

Quanto: Gratuito

 

Sobre: “Criações da Mente” é uma provocação, que pretende levar às pessoas cores, formas e sensações, através de um grupo de imagens, para que cada uma interaja a partir de suas próprias impressões, criando suas leituras,  narrativas  e conexões.

***A exposição ficará disponível até 15 de dezembro, em itajaicriativa.com.br.

 

Serviço:

O que: Mostra de Curtas Metragens Catarinenses

Quando: NOVEMBRO – 16/11 – segunda – 20h

Onde: YouTube da Téspis Cia. de Teatro

Quanto: Gratuito

 

Sobre: Uma seleção de filmes em curta-metragem, selecionados através de edital, que tem em comum ter sido produzidos por artistas catarinenses. Integram a mostra “Licença Poética” e “Anas”, de Ilaine Melo (Joinville - SC), "O Travesseiro de Penas", de Jefferson Bittencourt (Florianópolis - SC) e “Cuida de Mim”, de LizianeBortolatto.
***Após a exibição, os filmes ficarão disponíveis por uma semana para visualização.

 

Serviço:

O que: Performance de Teatro “Homens Pink”, com a Cia. La Vaca, de Florianópolis (SC)

Quando: NOVEMBRO – 27 e 28/11 – sexta e sábado – 20h

Onde: YouTube da Téspis Cia. de Teatro

Quanto: Gratuito

 

Sobre: Tendo como disparador a tomada de consciência do artista Renato Turnes sobre a passagem do tempo e de como ela infringe gradual e compulsoriamente certa invisibilização aos homens gays, Homens Pink é criado a partir das memórias de nove homens gays idosos. Ao abordar envelhecimento e sexualidade, Homens Pink procura mostrar a relação com o tempo através do olhar destes homens. “Sinto que existe na própria comunidade certa ausência de reverência, de memória e de respeito em relação a quem veio antes e abriu os caminhos para o pensamento identitário”, afirma Turnes.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS