terça, 19 de março de 2024
Geral
17/09/2020 | 17:44

SC salta seis posições e é estado mais eficiente do país em ranking nacional

Santa Catarina é líder em Eficiência da Máquina Pública no país. Após saltar seis posições, o estado atingiu a nota máxima neste indicador, conforme Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nesta quinta-feira, 17. A nota passou de 82,5 em 2019, para 100 neste ano. O pilar agrega índices de eficiência, custo e transparência do setor público.

Além desse indicador, a avaliação engloba um total de 10 pilares, como educação, segurança pública, inovação. No ranking geral, pelo quarto ano consecutivo, Santa Catarina está em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. O estado conquistou pontuação 79,5, bem acima da média brasileira (47,5) na avaliação.

“Nós enxugamos a máquina, economizamos mais de R$ 360 milhões para os cofres públicos com revisão de contratos, inovação e desburocratização de processos. Ou seja, com transparência e qualidade na gestão, sobra mais dinheiro do cidadão para áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. O resultado é que hoje somos o estado mais eficiente do país”, reforçou o governador Carlos Moisés.

Santa Catarina segue com as primeiras colocações nos pilares de Sustentabilidade Social e Segurança Pública. O Estado também apresentou boas colocações em Educação e Infraestrutura, passando da terceira para segunda posição, além de seguir no terceiro lugar em Inovação. Já no indicador Capital Humano avançou de sétimo para quinto no ranking nacional.

“É um momento de enaltecer os bons políticos, aqueles que vêm fazendo a diferença no Brasil. Costumamos ter um olhar muito crítico e raramente damos espaços para eles discutirem as coisas virtuosas que estão sendo feitas durante o mandato. Hoje, é uma forma de reconhecermos o bom trabalho dos governadores, principalmente, neste momento tão delicado da nossa história," enfatizou o fundador e presidente do Conselho do CLP, Luiz Felipe d’Ávilla, durante a apresentação do ranking.

Sobre o Ranking de Competitividade

Desenvolvido pelo CLP - Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS