terça, 19 de março de 2024
Geral
16/09/2020 | 10:48

Confira oportunidades gratuitas de qualificação profissional no SENAI

O SENAI está com várias oportunidades de formação gratuita por meio de programas próprios e do governo federal. Até o final do ano, serão quase 8 mil vagas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, inclusive para profissionais desligados e que precisam seguir se qualificando para recolocação no mercado de trabalho.

Este é o objetivo do programa Emprega Mais, do governo federal, no qual indústrias indicam trabalhadores desempregados para a qualificação. As formações estão conectadas às demandas do setor produtivo. Por meio de vouchers distribuídos pelas empresas aderentes ao programa, os profissionais terão acesso aos cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI. Ao receber o voucher, o profissional beneficiado tem 72 horas para se cadastrar na plataforma do SENAI e efetivar a matrícula no curso.

Para empresas industriais de 11 até 499 funcionários e que participam do Programa Brasil Mais, também do governo federal, o SENAI oferece acesso aos cursos Fundamentos Lean (8 horas) e Aplicando o Lean Manufacturing (40 horas). Ambas as formações tratam da metodologia que visa à redução de desperdícios, melhoria do desempenho, facilitação da gestão e à cultura de melhoria contínua dos processos. São mais de 600 matrículas dedicadas a este programa que pretende elevar em até 20% a produtividade das empresas.

::: Para aderir ao Brasil Mais acesse http://brasilmais.economia.gov.br 

Já no programa Qualifica SENAI as opções se ampliam com a oferta de vagas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, bem como turmas exclusivas na modalidade a distância. Indústrias interessadas podem procurar o SENAI mais próximo para aderir ao programa, checar as vagas disponíveis e indicar seus trabalhadores.

::: Empregabilidade
O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, lembra que o índice de empregabilidade de egressos dos cursos SENAI é alto, tornando-se um diferencial valioso na hora da contratação. “Indústrias dispostas a contratar levam em conta a formação do profissional que, ao passar pelos nossos cursos, adquire diversas habilidades fundamentais para o mercado de trabalho. Por isso, as oportunidades de formação gratuitas devem ser aproveitadas ao máximo por aqueles que precisam se recolocar”, recomenda.  

A partir de outubro, a comunidade e estudantes de baixa renda poderão se inscrever nas mais de 3 mil vagas disponíveis em formações sobre normas regulamentadoras (NRs), empreendedorismo e temas transversais, como design thinking, criatividade e inovação. O edital para seleção será divulgado em http://transparencia.sc.senai.br/

::: Veja outras oportunidades de qualificação
Além das ofertas gratuitas, o SENAI conta também com diversas opções de cursos a distância e presenciais para qualificar o profissional do futuro. Confira mais opções em https://cursos.sesisenai.org.br/ 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS