quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/09/2020 | 17:45

Indicadores da indústria, comércio e serviços apontam para retomada econômica em SC

A economia de Santa Catarina começa a demonstrar índices sólidos de retomada do crescimento após as complicações geradas pela pandemia de Covid-19. Indicadores divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para altas acima da média nacional nos setores de indústria, comércio e serviços no Estado. No caso da indústria, o crescimento foi de 10,1% em julho, enquanto a média nacional para o setor ficou em 8%. O comércio, por sua vez, teve alta de 3,5%, a maior taxa do Centro-Sul brasileiro. O setor dos serviços registrou incremento de 3,1%, diante de uma alta nacional de 2,6%.

O governador Carlos Moisés salienta que a diversidade da economia catarinense será importante para este momento de retomada. Na avaliação do chefe do Executivo estadual, os números apresentados esta semana são importantes também para recuperar a confiança do setor produtivo, com a sensação de que o momento mais agudo da crise já passou.

“A economia de Santa Catarina é diferenciada e pujante. Tivemos um momento de queda e agora é a hora de retomada, de olhar para frente. Nosso Estado tem potencial para ser o primeiro do país a se recuperar completamente. É para isso que estamos trabalhando. A administração estadual sempre se colocou como uma parceira do setor produtivo e isso vale mais do que nunca agora”, destacou o governador.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, também destacou que alguns setores da economia jamais pararam, mesmo com a pandemia.

“Santa Catarina foi um dos primeiros estados a tomar as medidas de prevenção. Os números demonstram que seremos também um dos primeiros a se recuperar, resultado de um trabalho em conjunto com o setor produtivo e sustentado na construção de políticas de desenvolvimento perenes. Os índices positivos contribuem no fortalecimento desta espiral de prosperidade, esperança e confiança”, avalia Siqueira.

Recuperação no emprego

Também em julho, Santa Catarina registrou um saldo positivo de mais de 10 mil empregos formais, o terceiro melhor do país. Em junho, também já havia ocorrido um saldo positivo, de pouco mais de três mil vagas.

Suinocultura em alta

Já no mês de agosto, o setor da suinocultura manteve um bom índice de crescimento e alcançou um faturamento de US$ 109,3 milhões - o segundo maior valor já registrado na série histórica, desde 1997 - e 56,8% a mais do que no ano anterior.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS