sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/08/2020 | 14:51

Operação Choque de Ordem segue com fiscalização intensa a comércios na cidade

O Município de Itajaí segue firme na orientação e fiscalização das medidas de combate e prevenção ao coronavírus (COVID-19). A Operação Choque de Ordem, que envolve equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Defesa Civil, vistoriaram 75 estabelecimentos comerciais na cidade, sendo efetuadas três interdições de bares.

Entre quinta-feira (06) e domingo (09), o trabalho de fiscalização, com apoio do Grupo de Apoio Preventivo (GAP) e das Polícias Militar e Civil, realizou rondas preventivas, vistorias e verificou denúncias da população referentes ao descumprimento das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia.

A força-tarefa também realizou rondas com orientações por toda a cidade, fazendo abordagens de pedestres e ciclistas quanto ao uso de máscaras e a proibição de aglomerações. Em diferentes bairros, as equipes também realizaram fiscalizações em supermercados, com 11 destes estabelecimentos recebendo orientações dos agentes. 

No Centro da cidade, um bar foi interditado por tempo indeterminado, visto que era reincidente no descumprimento das medidas restritivas, especialmente às restrições para a aglomeração de pessoas e pelo funcionamento além do horário permitido. Também no Centro, outro bar foi interditado por 36 horas devido ao descumprimento das medidas de combate à Covid-19.

No bairro São João, um bar foi interditado por tempo indeterminado por estar funcionando, a portas fechadas, além do horário permitido. O referido estabelecimento também era reincidente no descumprimento às determinações impostas pelas medidas em vigor no município.

Vale ressaltar que, desde o dia 05, estão em vigor novas medidas de enfrentamento ao coronavírus (Decreto nº 11.966/2020), como a suspensão do transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros e a proibição para a circulação e permanência de pessoas em espaços públicos como praças e parques. Até 19 de agosto, também permanece proibida a aglomeração de pessoas nas faixas de areia das praias.

Neste fim de semana foi observada uma diminuição nas aglomerações por parte da população, principalmente nos supermercados. A Vigilância Sanitária acredita que isso ocorreu em virtude do novo Decreto permitir o funcionamento desses estabelecimentos no domingo, até as 18h, o que evitou a concentração de público no sábado. Os restaurantes também apresentaram melhora no atendimento, dentro das regras de segurança estabelecidas.

Como denunciar

Denúncias do descumprimento das novas medidas adotadas pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Municipal/Codetran) e pelas redes sociais da Prefeitura de Itajaí. Durante o fim de semana, a população também pode enviar denúncias para o Vigilância Sanitária (visa@itajai.sc.gov.br) ou na Central Alô Saúde Itajaí, no telefone 0800 642 5500.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS