quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/07/2020 | 15:32

Guarda Portuária recebe equipamentos para auxiliar na inspeção de veículos

A Guarda Portuária do Porto de Itajaí, através da Coordenadoria Geral do Sistema de Segurança Portuária – COSEG, recebeu em junho novos equipamentos para a inspeção dos veículos que acessam o porto.

 

Foram entregues oito espelhos para de inspeção veicular e sete câmeras boroscópio, adquiridos pela Superintendência do Porto de Itajaí em parceria com a APM Terminals.

 

“Esses equipamentos auxiliam os guardas a inspecionar os veículos sem precisar se aproximar muito do motorista. Nesse momento que estamos vivendo, com essa pandemia da Covid-19, é uma forma de preservar a saúde deles”, afirma Sandro de Ramos, Superior de Segurança Portuária (SSP) e Coordenador Geral do Sistema de Segurança Portuária da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

As rotinas de inspeção seguem normas determinadas no Plano de Segurança Portuário, de acordo com as exigências da CESPORTOSComissão Estadual de Segurança Pública nos Portos Terminais e Vias Navegáveis. A Comissão é composta por representantes da Polícia Federal, Capitania dos Portos, Secretaria da Receita Federal, Autoridade Portuária e Governo do Estado.

 

O treinamento para o manuseio e aplicação do boroscópio é aplicado por Sandro com o auxílio dos Inspetores de Segurança Portuária, Moacir Veiga Kienast e Diogo Henrique Schmitt e inclui temas como as novas rotinas de inspeção e o plano de segurança.

 

O uso dos equipamentos não é obrigatório, ficando a cargo de cada guarda, visando sempre a eficiência do serviço e a sua segurança”, reforça Sandro.

 

O boroscópio é composto por um longo tubo flexível com uma câmera e uma lanterna na ponta que pode alcançar lugares de difícil acesso e inspeção. Juntos com o equipamento foram entregues 36 pilhas recarregáveis e dois carregadores para as pilhas.

 

“Nós somos uma área de fronteira e a Guarda Portuária exerce um papel essencial no controle dos materiais que entram no porto e na segurança das pessoas e quando se fala disso, se fala de todos os que trabalham no porto, que ingressam nele para uma prestação de serviços, trabalhadores portuários avulsos, caminhoneiros. É uma função primordial porque segurança é fundamental e eu gostaria de destacar esse belo trabalho que a Guarda Portuária de Itajaí realiza”, finaliza o Engº Marcelo Werner Salles, Superintendente do Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS