quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/07/2020 | 16:09

Seguros são essenciais para evitar surpresas nas finanças

Com o cenário econômico cada vez mais incerto, brasileiros começam a repensar gastos e investimentos. Mas nem todos os serviços devem ser cancelados, como é o caso de alguns tipos de seguros.

Estes garantem proteção financeira, além da tranquilidade por poder contar com atendimento especializado, sempre que necessário. Plano de saúde, seguro de vida e seguro auto são alguns dos que oferecem uma base financeira.

Ainda assim, algumas pessoas acabam por cancelar, ou nem contratar, esse tipo de proteção. Seja por receio de comprometer o orçamento familiar com as parcelas ou falta de informação, a maioria se arrepende quando ocorrem situações em que ter essa proteção seria fundamental.

Tipos de seguros essenciais para evitar gastos em situações complicadas

A maioria dos seguros oferecidos no mercado atual são essenciais e fazem parte dos pilares de um bom planejamento financeiro. Entre eles, alguns são indispensáveis para aqueles que querem evitar surpresas negativas no orçamento, bem como em questões que envolvem a saúde.

Embora muitos brasileiros ainda não consigam enxergar os benefícios que os seguros oferecem, esse tipo de proteção é fundamental contra eventos que podem ocorrer com pessoas de todas as idades e classes sociais. Entre as proteções mais importantes, estão:

Seguro residencial

Esse oferece garantias que são pré-estabelecidas como básicas e que todos estão sujeitos, como incêndios, quedas de raio e explosões. Ele se torna essencial, especialmente para que o dono do imóvel esteja protegido contra desastres que causam danos financeiros difícil de serem revertidos.

Além das coberturas que envolvam danos causados por fogo e acidentes gerais, é possível proteger alguns dos pertences internos, de alto custo. E para atrair mais clientes, as seguradoras costumam oferecer benefícios como limpezas, consertos, entre outros serviços. O custo do seguro residencial é considerado baixo pelo mercado, sendo assim, uma das proteções essenciais e que não vale a pena deixar de ter.

Seguro de automóvel

Para a maioria dos brasileiros, adquirir um veículo é encarar um investimento elevado. Isso faz com que seja mais fácil assimilar a importância da proteção oferecida pelo seguro auto, já que esse é um bem exposto a grandes riscos.

Assim como os veículos, as motos também precisam de proteção. E para protegê-las, as seguradoras também oferecem o seguro de motos. Ambos os produtos contam com coberturas variadas e muito importantes, o que torna essa uma proteção menos incomum de ser acionada.

O índice de veículos roubados está sempre elevado, bem como colisões, problemas mecânicos e outros sinistros fazem com que os motoristas acionem a seguradora dentro do período do contrato.

E, ao considerar os gastos com diferentes sinistros e o valor do seguro auto pago a seguradora, essa é uma proteção que compensa e não vale a pena cancelar o seguro.

Seguro de vida

Oferece garantia financeira em caso de invalidez do segurado, como também aos seus familiares, em caso de óbito do mesmo. Além disso, oferece coberturas para o segurado que descobrir uma doença grave, sendo um dos seguros mais essenciais.

Ambas as coberturas que o seguro de vida oferece são de grande importância para os momentos difíceis. E o segurado é quem escolhe os seus beneficiários, já que essa proteção financeira não entra no inventário.

Plano de saúde

Ter um convênio médico é muito importante, mas nem todas as empresas oferecem e muitas famílias não conseguem adaptá-lo ao orçamento, por diferentes razões. Ainda assim, trata-se de uma proteção essencial.

Contar com profissionais da saúde, hospitais, clínicas e laboratórios renomados e sempre que for necessário, é bastante vantajoso. Especialistas alegam que vale muito a pena eliminar algumas outras contas e focar na contratação do plano de saúde.

Eles fazem a comparação de que, optar pelo atendimento médico público e ter que aguardar longa espera, desde para consultas, realização e entregas de exames, retorno médico até ao início do tratamento, bem como pagar de forma particular, vale mais a pena abrir mão de outras coisas que comprometem a renda e focar no pagamento do plano de saúde familiar ou individual.  

Outros tipos de seguros

Além dos seguros citados acima, existem outros que também são importantes, inclusive, nesse momento em que se encontra a economia do país. A Previdência Privada, por exemplo, é um benefício que visa oferecer estabilidade financeira a longo prazo.

O seguro fiança é ideal para aqueles que desejam alugar um imóvel, seja residencial ou comercial, mas não conta com um fiador. Já quem trabalha com transporte de carga, o seguro transporte também deve ser considerado, uma vez que garante o valor de indenização a prejuízos previstos em contrato.

O mercado também oferece o seguro viagem, essencial para quem realiza viagens a lazer, a trabalho ou outros. É uma proteção que conta com diferentes tipos de coberturas e o preço é um dos mais baixos, especialmente ao considerar o valor diário.

Esse tipo de seguro costuma oferecer proteção para atendimento médico emergencial, morte ou invalidez, perda de documentos, extravio de bagagem, despesas judiciais, entre outras situações comuns em viagens. E ao optar por qualquer uma das proteções citadas, vale considerar as seguradoras registradas na SUSEP, a fim de garantir sua tranquilidade.

Vale saber que esses tipos de seguros evitam surpresas desagradáveis no orçamento, mas também oferece o auxílio de profissionais especializados. Ou seja, em momentos de estresse e difíceis, basta acionar a seguradora e contar com seu socorro.

Mesmo em época de crise financeira, ainda assim é possível se prevenir, evitando surpresas nas finanças. Assim, garantir a proteção para renda familiar em diferentes situações.

Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS