quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/07/2020 | 17:38

Coronavírus: Plataforma de monitoramento auxilia no diagnóstico de trabalhadores

Gestores e empresários de Itajaí interessados em conhecer a plataforma CoronaDados já podem se inscrever para a live de apresentação do programa, que vai acontecer nesta sexta-feira (24), a partir das 9h. O sistema permite que empresas possam monitorar a evolução do coronavírus (COVID-19) entre seus funcionários, identificando a doença já nos primeiros dias e evitando a proliferação entre colaboradores e familiares. As inscrições são gratuitas, neste link, e o acesso à videoconferência será enviado após a confirmação da inscrição.

Com o apoio do Município de Itajaí e de entidades de classe, a ação integra um conjunto de serviços denominado Protocolo Corona, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Em linhas gerais, a iniciativa tem por objetivo ajudar as empresas a traçarem um plano de ação para reduzir a propagação do novo vírus, por meio do cumprimento de protocolos de saúde, além da realização de testes e o monitoramento da saúde do trabalhador por meio desse software, o CoronaDados.

A plataforma web, de uso gratuito, permite às empresas monitorarem a evolução do vírus entre seus colaboradores, desde os primeiros sintomas, e tomar as decisões certas para conter a disseminação. O CoronaDados é abastecido por informações dadas pelos próprios trabalhadores, que respondem diariamente se apresentam ou não sintomas, por meio de mensagens de texto.

Como funciona
A maioria das pessoas fica assintomática nos quatro primeiros dias e grande parte da transmissão do coronavírus ocorre nessa fase. Identificar quem está com sintomas permite tomar ações de isolamento, confirmação (clínico ou testes), acompanhamento do trabalhador e o momento seguro para o retorno de quem precisou ser afastado. Realizando esses procedimentos com o sintomático e com quem ele teve contato, é possível reduzir exponencialmente a transmissão do vírus pela população.

Com o CoronaDados, é possível identificar quem está infectado pelo novo vírus logo no início dos sintomas. E o sistema funciona de forma simples. Diariamente, os líderes da empresa monitoram a saúde de seus trabalhadores, podendo inserir informações sobre como seus subordinados estão se sentindo, por meio de um painel específico para que cada um possa monitorar sua própria equipe.

Para facilitar a vida do líder e/ou dos administradores, um assistente virtual, por meio do programa Telegram, conversa todos os dias com os trabalhadores e transmite essa informação diretamente para o CoronaDados. Na plataforma, os sintomas possuem pontuações, identificando se a pessoa está com risco baixo, médio ou alto de ter contraído a doença.

Vale lembrar que o monitoramento ativo e massivo contribui para as rápidas ações de isolamento preventivo e de testagem, impedindo a disseminação desenfreada da doença e evitando, também, a tomada de medidas ainda mais restritivas para a indústria e o comércio, como as de lockdown (paralisação total das atividades econômicas).


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS