sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/07/2020 | 15:30

Coronavírus: Operação Choque de Ordem intensifica fiscalização a comércios na cidade

Como forma de fiscalizar o cumprimento das novas medidas de combate ao coronavírus (COVID-19), o Município de Itajaí segue firme na fiscalização noturna a estabelecimentos comerciais da cidade. A Operação Choque de Ordem, coordenada pela Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Defesa Civil de Itajaí, vistoriou mais de 90 comércios neste fim de semana. Três estabelecimentos foram interditados.

Entre os dias 17 e 19, o trabalho de fiscalização noturna, com apoio das Polícias Militar e Civil, realizou rondas preventivas, vistorias e verificou denúncias da população referentes ao descumprimento das novas medidas de enfrentamento à pandemia. No total, 94 estabelecimentos comerciais foram vistoriados, sendo efetuadas três interdições.

No centro da cidade, um bar recebeu uma interdição de 36 horas por estar com a capacidade acima da permitida. O referido estabelecimento já havia sido advertido em fiscalização anterior, sendo, portanto, reincidente. Vale lembrar que bares e restaurantes podem funcionar com até 40% da capacidade de público.

Também foi feita uma interdição, por tempo indeterminado, de um espaço de eventos onde estava sendo realizada uma festa de casamento, o que não é permitido neste momento de pandemia, devido à aglomeração de pessoas. E um terceiro estabelecimento comercial, na Praia Brava, também foi interditado por tempo indeterminado por falta de documentação necessária para o funcionamento e lotação.

A diretora da Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris de Brito, salienta que essas ações articuladas com os demais órgãos do poder público são essenciais para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. “É um trabalho que permite harmonizar as medidas recomendadas com as orientações desenvolvidas em áreas relacionadas, tais como vigilância e saúde, com as medidas de controle da doença e a rápida contenção e comunicação desse risco às pessoas”, explica Christiane.

Vale ressaltar que estão em vigor, desde o dia 15, novas medidas de enfrentamento a pandemia de coronavírus em Itajaí (Decreto nº 11.947/2020), como o fechamento do comércio aos domingos, dentre outras determinações. Também estão suspensas as atividades esportivas coletivas e amadoras em áreas públicas ou privadas. Nas praias, permanece proibida a aglomeração de pessoas nas faixas de areia. Conforme o Decreto Municipal nº 11.941/2020, a prática de esportes individuais segue autorizada.

Denúncias do descumprimento das novas medidas adotadas pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Central Guarda Municipal/Codetran) e pelas redes sociais da Prefeitura de Itajaí. Além das operações noturnas, a Vigilância Sanitária atende a comunidade e faz fiscalizações durante o horário comercial. O telefone da Vigilância Sanitária é: (47) 3908 5767 e (47) 3908 5036. O email é visa@itajai.sc.gov.br. A população também pode fazer denúncias pela Central Alô Saúde Itajaí, no telefone 0800 642 5500.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS