quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/07/2020 | 10:30

Estiagem em SC: Mesmo com a presença de chuva, alguns municípios catarinenses seguem em sinal de alerta

Dados do sétimo Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado apontam que devido ao volume de chuva significativo no último mês, Santa Catarina apresenta uma situação de melhora em relação aos estudos anteriores, apesar da distribuição não ter sido homogênea em todos os municípios. Portanto, algumas cidades ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pela estiagem.

Conforme dados estudados, dentre as 279 cidades catarinenses é possível destacar que tem 212 municípios em estado de normalidade, 40 de atenção, 25 em alerta e 2 em estado crítico, situação que reforça o período ainda delicado que Santa Catarina se encontra, tendo em vista a falta de chuva por longos períodos, sem precipitação desde 2019.

O boletim observa o abastecimento ainda prejudicado na zona rural, enquanto na área urbana ocorre uma recarga mais aparente. Dos 116 municípios que decretaram situação de emergência, 96 informaram que tiveram suas áreas rurais afetadas.

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt, comenta que o volume de chuvas de junho veio favorecer os mananciais e, consequentemente, o abastecimento público, porém as previsões tendenciam ainda período delicado para a estiagem em alguns municípios. “O cenário ainda é preocupante. Desta forma, vamos continuar verificando as condições de abastecimento das cidades catarinenses”, destaca.

Para o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Leonardo Ferreira, com mais este relatório fica comprovado que precisamos continuar economizando água em nosso Estado.

“Seguimos solicitando que os cidadãos usem este recurso natural, tão precioso, de forma consciente. O Governo de Santa Catarina já anunciou uma série de medidas, como a autorização prévia de perfuração de poços, o financiamento sem juros para a construção dos mesmos, além de caminhões pipa, cestas básicas para a população rural, entre outras iniciativas também disponibilizadas. Mas até que todos os mananciais se normalizem, a palavra é economizar e economizar”, ressalta Ferreira, informando ainda, que o próximo boletim será disponibilizado dentro de 30 dias, alterando a periodicidade que era de 15 em 15, em função da melhora nos resultados.

Importante destacar que, o estudo, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado, tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica no Estado.

Previsão

Para o trimestre, verifica-se sinais de continuidade da presença de poucas chuvas para normalizar o abastecimento urbano no curto prazo. No entanto, tendo em vista a condição hidrológica dos cursos d’água, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada no Estado de Santa Catarina por conta da necessidade de uma maior distribuição e volume de chuvas esperados com mais frequência, que pode ser esperada apenas em setembro.

Dicas para poupar água

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;
– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
– Não lave a louça com água corrente, abra a torneira apenas para enxaguar;
– Não use a água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde;
– Não use mangueira, e sim balde e pano para lavar o carro;
– Verifique se não há vazamentos na tubulação de água;
– Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia;
– Reaproveite água.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS