sexta, 19 de abril de 2024
Geral
03/07/2020 | 16:59

Polícia Civil deflagra Operação Scurra e cumpre mais de 100 ordens judiciais

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas da Capital (DECOD), deflagrou a operação Scurra no amanhecer desta sexta-feira, 3. Estão sendo cumpridas aproximadamente 100 ordens judiciais, dentre elas 42 mandados de busca e apreensão. Além de 50 mandados de prisão temporária nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Laguna, Rio Fortuna, São José dos Pinhais, no Paraná, e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.

A investigação surgiu a partir do aumento da violência na região do Monte Verde, em Florianópolis, em 2018.

De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), Walter Loyola, ao longo de dois anos de investigações foram analisadas aproximadamente 600 mil ligações, mensagens de texto e outras interações entre os investigados. Foram descobertos diversos núcleos de integrantes de uma facção criminosa que atuava em Santa Catarina e tinha conexões com outros estados. Para o transporte do material ilícito, os investigados faziam uso dos mais diversos meios, inclusive, de um helicóptero.

O financiamento das atividades criminosas vinha de diversas frentes, como roubos de veículos de luxo, crimes contra o sistema financeiro, furtos em imóveis de alto padrão, homicídios entre outros. Dessa situação vem o nome da operação, Scurra, que em latim significa curinga, ou seja, aquele individuo versátil que atua em diversas funções.

No curso das investigações, alguns dos investigados foram presos em flagrante.

200 policiais civis atuaram na operação

Participaram da operação mais de 200 policiais civis das unidades da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, Regionais de Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Laguna, Blumenau e Tubarão, CORE, SAER e CANIL, além de policiais civis do Paraná, Mato Grosso do Sul, Policia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS