sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/06/2020 | 15:35

Cooperativas injetam recursos na economia catarinense

No sábado, 4 de julho, comemora-se o Dia de Cooperar (DIA C). O principal objetivo do Dia C é incentivar a realização de iniciativas contínuas que beneficiam a comunidade durante todo o ano, alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As ações contribuem para o alcance das 169 metas traçadas pelos ODSs para, dessa maneira, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030. A celebração do Dia C (totalmente virtual, neste ano) ocorre em todo o País no primeiro sábado de julho, mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

DISTRIBUIÇÃO

            A importância econômica e social das cooperativas catarinenses ganha realce nesse estágio em que a pandemia do novo coronavírus atinge todos os setores das atividades profissional e empresarial. As cooperativas distribuíram neste ano – em razão das receitas totais obtidas no ano passado – cerca de 1 bilhão de reais aos associados. A informação é da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC).

            De acordo com levantamento da OCESC, as 254 cooperativas obtiveram em 2019 uma receita operacional bruta de 40,7 bilhões de reais. Esse faturamento permitiu um resultado anual de 2,4 bilhões de reais em sobras, ou seja, lucro, no jargão jurídico das cooperativas.

Desse montante, parte foi capitalizado nas cooperativas e cerca de 1 bilhão de reais foram distribuídos aos associados.

            O presidente Luiz Vicente Suzin realça que a maior parte dos 2,7 milhões de catarinenses cooperados (associados de cooperativa) foi beneficiada com essa distribuição de sobras, injetando dinheiro em muitos setores da economia catarinense. “Esse dinheiro foi creditado nas contas dos associados e está disponível para consumo, investimentos, aplicações ou pagamento de contas”, assinala o dirigente.

As cooperativas são organizações humanas inspiradas em princípios da conjugação de esforços com objetivos econômicos. Por isso, os ramos que maior volume de sobras distribuiu foram agropecuário e crédito, notabilizadas pelos seus vastos quadros sociais. As 47 cooperativas agropecuárias reúnem 72,5 mil associados; as 61 cooperativas de crédito têm 1,9 milhão de associados.

A distribuição das sobras na proporção direta do esforço de cada associado é uma das faces positivas do cooperativismo, realça o presidente. Ele acredita que, no futuro, a sociedade brasileira adotará o cooperativismo como modelo de organização econômica e social como fizeram alguns países mais avançados. Estudos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) comprovam que, nas regiões onde atuam, as cooperativas elevam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em face das preocupações com a qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e familiares, com o meio ambiente, com a redução da emissão de poluentes, com educação, saúde e lazer, dentre outras.

         Lembra que Santa Catarina tornou-se paradigma nacional de eficiência e de cooperativismo. “É unidade da Federação brasileira com maior taxa de adesão ao cooperativismo.” A vocação para a inovação e o empreendedorismo são as qualidades mais proeminentes do cooperativismo catarinense, ao lado da observância dos princípios universais do cooperativismo. As cooperativas foram pioneiras no desbravamento das regiões, na instalação de centros de produção e na transferência de tecnologia.

Suzin mostra que o cooperativismo catarinense não está imune às crises, mas tem tido a habilidade necessária para enfrentá-las mantendo a sustentabilidade dos negócios e a viabilidade dos diversos ecossistemas, clusters e cadeias produtivas. “Também não está imune ao desgaste que as deficiências infraestruturais causam, sofrendo pela falta de investimentos para melhorar a logística de transporte, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, armazéns e comunicação”, conclui.

 

Foto 02 – Suzin realça que a maior parte dos 2,7 milhões de catarinenses cooperados foi beneficiada com a distribuição de sobras


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS