domingo, 20 de setembro de 2020
29/06/2020 - 14:04

Farmacêutica dá dicas de cuidados com a pele durante o inverno

Farmácia Comunitária Univali manipula fórmulas individualizadas de sabonetes e hidratantes

Se no verão a pele sofre com a exposição solar e calor, no inverno a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias podem leva-la à diminuição na transpiração. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum a exposição a aquecedores e banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade e protege a pele. A farmacêutica Rafaela Cristina Dall´Oglio, especialista em Farmácia Estética e uma das responsáveis técnicas pela Farmácia Comunitária da Univali, dá dicas simples para garantir a saúde da pele, em casa.

 

De acordo com ela, com esse desequilíbrio tanto a pele do rosto quanto a do corpo podem responder ficando opaca, sem vida, sujeita ao ressecamento e, muitas vezes, pode causar uma reação de sensibilidade ou alergia.  Uma das primeiras sugestões da especialista é ter atenção no sabonete escolhido para limpeza da pele, pois os muito agressivos também removem excessivamente a oleosidade que a protege. Deve-se optar por formulações mais suaves e preferencialmente pelo sabonete líquido na face. Ela também alerta que o uso de filtro solar é indispensável independente da estação do ano. ?Os raios solares e as luzes nocivas para a pele estão presentes mesmo nos dias nublados, mesmo que o corpo esteja coberto. E, principalmente, não descuide da face" ressalta.

Rafaela lembra ainda que é importante hidratar a pele diariamente não esquecendo de que todo o corpo precisa de atenção, o que inclui o rosto, as mãos, os pés e os lábios. Ela sugere a utilização de um produto de boa qualidade, adequado ao seu tipo de pele e ainda indicado para a parte do corpo a ser hidratada. Para garantir o bom resultado é essencial que o organismo esteja hidratado, para que a pele possa produzir a sua proteção natural. Isso somente é possível com a ingestão de água, que costuma ser menor nos meses frios. Uma boa prática é manter com você uma garrafinha para que não se esqueça de beber água, já que é mais difícil sentirmos sede.

Investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes também pode trazer benefícios em longo prazo. A farmacêutica chama a atenção para o consumo em excesso de carboidratos, açucares e industrializados. Eles afetam diretamente na saúde da pele, podendo contribuir com o aparecimento de oleosidade e acne.

Em tempos de pandemia e distanciamento social, Rafaela diz que higiene da pele é salutar. De acordo com ela, pessoas sensíveis e com a pele mais seca podem ter dermatites irritativas devido ao excesso de lavagem e ou de álcool gel. Nesses casos, é recomendado o uso de hidratante após a lavagem para evitar essa condição.

 

A Farmácia Comunitária manipula fórmulas individualizas de sabonetes e hidratantes, de acordo com as particularidades da pele da pessoa. Há tele entrega e é possível agendar um atendimento com as farmacêuticas pelo WhatsApp. Os pedidos podem ser feitos das 8h às 16h, com agendamento também para retirada da encomenda ou solicitação de entrega a domicílio. Os telefones para contato são (47) 3341-7646 e 3341-7834 ou 99603-1571 (WhatsApp).

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros