quinta, 18 de abril de 2024
Geral
24/06/2020 | 16:35

Unidades Básicas de Saúde mantêm atendimento normal para pré-natal

A Secretaria de Saúde de Itajaí informa que mantém o atendimento normal para consultas e exames pré-natal em todas as suas Unidades Básicas de Saúde. Mesmo diante da pandemia de coronavírus (COVID-19), a recomendação do Ministério da Saúde é que se dê continuidade às ações de cuidado do pré-natal para todas as gestantes do município.

Além de todo o atendimento especializado, as gestantes são orientadas a manterem medidas preventivas de saúde, evitando ambientes com aglomerações de pessoas e intensificando práticas de higiene e de proteção à pandemia. Em todas as consultas é investigada a presença de sintomas gripais e/ou contatos recentes com pessoas infectadas pela COVID-19.

“Em nossas unidades, os profissionais da saúde estão tomando os devidos cuidados para que as gestantes permaneçam o mínimo de tempo necessário para a realização da consulta, evitando também aglomerações em sala de esperas”, salienta Leide Dayana Caetano, supervisora da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Roseli Weber Pinto, ressalta a importância dessa continuidade nos atendimentos e do início precoce do pré-natal. As consultas são fundamentais também para prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como a sífilis, o HIV e as hepatites virais.

Segundo Roseli, estes diagnósticos são realizados por meio de teste rápido, durante a primeira consulta do pré-natal, no segundo e no terceiro trimestre da gestação, para que o tratamento ocorra em tempo oportuno e para que não ocorra transmissão vertical.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS