quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/06/2020 | 10:05

BC: Lives culturais potencializam oferta de trabalho a artistas

Desde 13 de maio, quando a Fundação Cultural lançou ações para estimular atividades culturais no período de pandemia de coronavírus, cinco lives já foram transmitidas pelo Facebook da Prefeitura de Balneário Camboriú (www.facebook.com/prefeituradebc).

As transmissões ao vivo, que são feitas do Teatro Municipal Bruno Nitz todas as quartas-feiras, oportunizam espetáculos artísticos para o público acompanhá-los de casa. A ação recebeu o nome de “Cultura BC Live”. Para as apresentações, a Fundação Cultural contrata artistas credenciados no Chamamento Público n°002/2019, gerando renda aos participantes.

Na quinta live, em 10 de junho, a banda Pampa Rock subiu ao palco do Teatro Municipal para apresentar sucessos do rock gaúcho. “Este projeto é importante para nós, artistas, que estamos parados há muito tempo e sem saber quando voltar. Além de ajudar com um cachê, mostra o nosso trabalho para pessoas que possam vir a contratar a banda no futuro”, diz o integrante da Pampa Rock, Tiago Crauss.

Em razão dos 30 minutos de duração da live (das 20h às 20h30), a banda recebeu muitas mensagens nas redes sociais e atingiu um público que não a conhecia. Repercussão semelhante também experimentou o duo Zanon Brothers, que apresentou um repertório de reggae, blues e MPB na live de 20 de maio. Pessoas de várias partes do Brasil e até de outros países assistiram ao show dos irmãos Eduardo e Leonardo Zanon. “Foi uma experiência incrível. Não tínhamos ainda feito nada igual em nossa carreira musical. A maneira com a qual fomos tratados, a estrutura, palco, decoração, qualidade de vídeo, enfim, amamos”, conta Eduardo.

O cantor e compositor Pierre Zafinn levou reggae e música de praia para a live em 3 de junho. Desde então, o número de seguidores nas redes sociais aumentou, e os elogios a sua música também. O público está buscando saber mais sobre o trabalho dele. Acompanharam a apresentação gente de Brasília, Mato Grosso, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. “Foi muito gostoso poder mostrar o trabalho e chegar à casa das pessoas. Se não fosse a iniciativa da Prefeitura com a Fundação Cultural, a gente estava sabe se lá como. As lives estão servindo para aproximar a gente do nosso público neste momento em que ninguém pode se aproximar”, ressalta Pierre.

Artistas destacam pioneirismo

Já bastante conhecido do público fora de Santa Catarina, o músico, cantor e compositor Nego Joe levou seus principais sucessos ao Teatro em 27 de maio. “O momento é muito complicado para a classe artística, para quem trabalha com eventos em geral. Esta iniciativa foi importantíssima tanto para fomentar a cultura, como para oferecer entretenimento às pessoas em casa, mas principalmente para nós, que precisamos obter renda nesta situação de não poder fazer show. Foi algo que Balneário Camboriú saiu na frente, não vi outra prefeitura fazer”, comenta Nego Joe.

O “Cultura BC Live” estreou em 13 de maio, com números de dança e música. Subiram no palco do Teatro bailarinos da Escola de Dança Prima Ballerina, de Lise François, que dançaram ao som do multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmacio. O músico executou músicas ao violão, violino e guitarra renascentista. “Nossa área de atuação, a dança, perdeu muitos alunos, alguns já estão voltando, outros voltam com o início das aulas de ensino regular. Aos poucos, tudo se acomoda. As lives são um oxigênio para o artista”, revela Lise François. Marcos Pablo destaca que Balneário Camboriú serviu de modelo para uma apresentação on-line que a Orquestra de Cordas da Ilha, da qual ele é o diretor-artístico, fará em 24 de junho, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. “A Fundação Catarinense de Cultura permitiu nosso grupo fazer um primeiro concerto on-line, seguindo as normativas de segurança. Estamos ensaiando para esse concerto que, vou dizer, vai ocorrer em parte em razão de uma reunião que eu participei e comentei sobre o projeto de Balneário Camboriú. Então, tomaram o projeto como modelo para expandir essas possibilidades”, explica o músico.

Live desta quarta-feira é com Diogo Rosa

O cantor, músico e compositor Diogo Rosa estará na live desta quarta-feira (17) com seu repertório autoral pop. A transmissão ao vivo será às 20h, pelo Facebook da Prefeitura de Balneário Camboriú (www.facebook.com/prefeituradebc).

As lives integram o projeto Cultura BC Inspira, que visa gerar renda a artistas e reduzir os impactos econômicos que o isolamento social causa no meio cultural, com ações também para feirantes e de disponibilização do Teatro Municipal para gravações artísticas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS