domingo, 12 de julho de 2020
18/06/2020 - 10:02

Complexo Portuário de Itajaí recebe o maior navio em operação na costa brasileira

Embarcação “full container” com 347 metros conclui novo teste na Bacia de Evolução

Mais um importante teste na nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí foi realizado com sucesso nesta quarta-feira (17). Desta vez, a manobra foi executada com o navio APL Paris, de 347 metros: a maior embarcação ?full container? a operar na costa brasileira. Localizada na baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda), a Bacia de Evolução deverá receber novos testes com navios de até 350 metros nas próximas semanas.

A manobra teve início às 11h, com o navio (bandeira de Singapura) sendo rebocado de popa (ré) até a área da Bacia de Evolução. Até o momento, esta é a maior embarcação a realizar testes na nova bacia. Pertencente ao armador CMA CGM, o navio tem capacidade para transportar mais de 10 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A complexidade da manobra reforça, portanto, a importância de mais este teste, que foi concluído com êxito.

?Mais uma vez, a conclusão desta manobra é motivo de orgulho e satisfação de dever cumprido. Ganha Itajaí, ganha todo o nosso complexo portuário. Principalmente, ganha Santa Catarina, por se destacar no cenário portuário nacional e internacional?, avalia o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Devido à manobra especial, o acesso ao terminal portuário foi interditado durante a saída do navio. Com isso, a travessia do Ferry Boat e a navegação de embarcações pesqueiras foram suspensas durante o teste. Agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) monitoraram o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. E inspetores da Guarda Portuária também acompanham os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos na operação.

?Estamos muito felizes com esse marco, que é girar na Bacia de Evolução o maior navio full container que já frequentou a costa brasileira. Isso é bom para o complexo portuário, pois mostra sua competitividade e melhora ainda mais as condições do trabalho que estamos realizando com o novo processo de arrendamento?, destaca Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.

Homenagens especiais
Pela manhã, antes do início da manobra, a Superintendência do Porto de Itajaí homenageou autoridades e servidores que contribuíram para a concretização das obras da nova Bacia de Evolução. O ato contou com a presença do prefeito Volnei Morastoni e de outras autoridades. A cerimônia destacou o trabalho e a união demonstrada durante todo o processo de estudos técnicos e na busca por recursos financeiros para a execução das obras.

Devido às restrições para a realização de eventos com aglomeração de pessoas, a cerimônia foi realizada na Marina Itajaí, em área aberta, com número reduzido de convidados e com a observância de todas as medidas já determinadas pelas autoridades de saúde no combate à pandemia de coronavírus. 

Terça, 07 de julho de 2020
Gravatá vai ganhar Policlínica
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros